sábado, 26 de janeiro de 2013

Revivendo sambas antológicos - 16

Em meio a essa expectativa de corrida contra o tempo, trago para vocês um grande samba da Grande Rio. Se trata do "Na era dos Felipes, o Brasil era espanhol" que contava como era o Brasil na união ibérica. Infelizmente houve um atraso no barracão da escola e as alegorias foram terminadas na concentração momentos antes do desfile. Apesar disso, o samba fez muito sucesso na boca do povo e é considerado um samba antológico. Confira a letra abaixo e o audio clicando aqui:


Viajando no tempo eu vou eu vou
Eu sou a arte e vim brilhar nesta história
Na era dos Felipes o Brasil era espanhol
E lá vou eu
Desfolhando um livro de memórias
Os mensageiros da Coroa Imperial
Comunicam o domínio de Espanha em Portugal
Sangue na terra o seu filho derramou
Em defesa deste chão que a Espanha conquistou

Indo em busca de um tesouro
Procurei o Eldorado (bis)
Numa terra preciosa
Onde o solo é cobiçado
 

Interesses no poder
Aliam-se em busca de um reinado
Em cada crença uma fé
E continua o embate no mercado
(Mas o Índio)
Mas o índio se catequizou
Com braço forte o Maranhão se defendeu
Bahia envolvida nessa guerra
Holandeses nessa terra
Em solo fértil a liberdade então se deu

Imponho sou Grande Rio, amor
Dando um banho de cultura, eu vou (bis)
Pro abraço da galera, me leva
Lindo como o pôr-do-sol eu sou


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Na onda dos ensaios técnicos, apuração de são paulo será mais rígida

Foto: Raul Machado-SRZD
fonte imagem e informações aqui

   O mês é janeiro. As escolas estão dando seus últimos ajustes em seus trabalhos rumo ao carnaval que chega. As arquibancadas enchem de torcedores apaixonados e curiosos para receber a escola e cantar de braços abertos, mostrando total expectativa para a grande noite. Muitas escolas estão dando show em bateria, canto, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira e em outros aspectos tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo.
   Nessa última cidade, a Liga das escolas de samba fez uma reunião no dia 16 para acertarem detalhes do regulamento e da apuração. Para quem não se lembra, houve uma confusão no final da apuração do carnaval de 2012 onde um integrante da Império de Casa Verde avançou a cerca de proteção e rasgou as notas antes de terminar a apuração. Por esse feito o presidente da Liga, Paulo Sérgio, em reunião decidiu que a apuração do carnaval de 2013 será fechada ao público (apenas 10 pessoas de cada agremiação terão acesso). Caso aconteça algo com as notas, haverão cópias que estarão em um local protegido com a polícia. No Anhembí haverá policiamento reforçado e o número de jurados sobe de 36 para 54 inserindo suplentes para verificação da nota atribuída e da justificativa. Além disso, se uma agremiação se envolver em um possível escândalo, serão retirados 3 pontos do resultado final da apuração, como uma forma de punição.
   Pois bem, agora nos resta saber se todo esse "esquema de guerra" vai realmente valer a pena. Não duvido nada de aparecer suplentes corruptos ou sumiço das copias das notas, pois nos dias de hoje nunca se sabe o que pode acontecer nesse mundo estranho. Desde sempre deveria ter mais policiamento, mas jurados suplentes acho um exagero porque o jurado tem que saber julgar, ora bolas.
   E nessa onda que as escolas começam a cantar mais forte, ocultando, mesclando ou treinando coreografias oficiais, acertando acabamentos e corrigir possíveis falhas. A Liga está tentando fazer o mesmo, corrigir falhas.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Análise do samba 2013 - Tijuca


   Finalizando as análises dos sambas cariocas que na minha opinião estão em uma grande safra, a atual campeã Unidos da Tijuca falará do ano da Alemanha no Brasil contando com o ilustre Paulo Barros.
   Desde 2009 (exceto em 2012) a dupla Julio Alves e Totonho, seja só eles ou com mais alguém, dão um show na caneta tijucana. Sambas sempre com letra curta, fácil de ser cantada, que enchem os olhos e os pulmões da comunidade da escola com trechos marcantes. Esse ano temos dois destaques: No refrão principal "metade do meu coração é tijuca/a outra metade tijuca também" que já ganhou os torcedores e no fim da primeira estrofe temos "Tijuca querida razão da minha vida/balança o povo embala a emoção e meche com meu coração". Bruno Ribas também está cantando muito bem como em todos os anos, eu acho que ele encaixou perfeitamente na escola - parece que ele canta com mais vontade (mas deve ser só impressão minha). Dizem que ele desafinou no início mas eu nem percebi. O samba como um todo é uma história bem interessante com passagens bem bonitas sobre o tema com o uso de rimas bem escolhidas que impedem que o samba fique entediante (em momento nenhum ficou). A cereja do bolo foi a comunidade cantando "metade do meu coração é tijuca/a outra metade tijuca também" assim que a faixa começa.
   Confira a letra do samba abaixo e o audio clicando aqui:
UM RAIO RASGANDO O CÉU
CRUZOU O BOREL, É TROVOADA
NA VELOCIDADE DA LUZ, O FILHO DE ODIN
ANUNCIA A ALEMANHA ENCANTADA
NA FANTASIA DE UM MUNDO IMORTAL
SERES, MAGIA DO MEU CARNAVAL
PELA FLORESTA SURGE UM OLHAR
MISTÉRIOS QUE BAILAM NO AR
TIJUCA… QUERIDA… RAZÃO DA MINHA VIDA
BALANÇA O POVO, EMBALA A EMOÇÃO
E MEXE COM MEU CORAÇÃO

VAI BRILHAR EM CADA CINEMA UM ANJO SONHAR
EM PROSA E POEMA, SE ETERNIZAR
FEITO A SINFONIA, LEGADO ALEMÃO
DEIXADO À CIVILIZAÇÃO


NUM MUNDO DA IMAGINAÇÃO, ERA UMA VEZ…
O CONTO DE FADAS, NO REINO ENCANTADO
A INFÂNCIA MAIS FELIZ QUEM FEZ?
EU VI A CRIANÇA EM SUA ILUSÃO
ERGUER UM CASTELO, BRINQUEDO NA MÃO
A MENTE HUMANA LIBERTA
DESPERTA O GRANDE INVENTOR
QUE MOVE O TEMPO E FAZ
DA VIDA UM MOTOR, A GIRAR
BRASIL E ALEMANHA “UNIDOS”
BANDEIRAS, CULTURAS, SABER
VAI TROVEJAR, UM ANO PARA NÃO ESQUECER

DEUS THOR ME CHAMOU, VOU NESSA VIAGEM
QUE FELICIDADE, É FESTA MEU BEM
METADE DO MEU CORAÇÃO É TIJUCA
A OUTRA METADE TIJUCA TAMBÉM

Análise do samba 2013 - Salgueiro

   Atual vice-campeã do carnaval carioca, o Acadêmicos do Salgueiro falará em 2013 sobre a fama e contará mais um ano com o casal Renato e Márcia Lage assinando o enredo.
   O samba tem uma ideia bem legal que é falar da fama sem defender nenhuma celebridade em especial ou a revista caras que vai patrocinar. E igualmente legal é o enredo que a parceria de Marcelo Motta e cia fez para o salgueiro cantar na avenida. O samba é um dos melhores da safra, e no melhor estilo da escola, é animado, é rico, chama agente para sambar, parece que a batida te fala: "levanta daí, é carnaval!". O refrão principal parece com uma extensão do grito de guerra de tão entusiasmante que se apresenta. Os primeiros versos do samba "Tenho fama de fazer história por ser diferente/quem me ama é parte das páginas que escrevi" é uma introdução ao tema que o salgueiro sempre faz para depois começar a ordem cronológica do enredo. A segunda estrofe toda é um acontecimento: Um casamento perfeito entre a leveza das palavras, a alegria do carnaval e a desenvoltura do tema. Não posso me esquecer do trio de tenores do salgueiro que impressiona pelos diferentes tons de voz se darem tao bem na faixa da escola. A presença da comunidade não é algo para se esquecer também. NOTA 10
   Confira a letra abaixo e o audio clicando aqui:
TENHO FAMA
DE FAZER HISTÓRIA POR SER DIFERENTE
QUEM ME AMA É PARTE DAS PÁGINAS QUE ESCREVI
QUERO SIM, ETERNIZAR A MINHA VIDA
MEU NOME OUTRA VEZ NA AVENIDA
PORQUE SEMPRE FOI ASSIM...
ESCRIBAS SELAVAM DESTINOS
MOSTRAVAM O DEUS VIVO, ETERNO PODER
NOS VERSOS DE TANTOS POETAS
EM ALEXANDRIA A GRANDE EXPRESSÃO DO SABER
NOITE ENCANTADA, SE FEZ MASCARADA PELA EMOÇÃO
É BELA OU FERA? SE VOCÊ QUER SABER, ESPERA!

PRA VER, O QUÊ? O TRAÇO DO PINTOR
QUE O "ASTRO" REI LUIS RETRATOU
TÁ NA GALERIA, EM MUSEUS
"IMAGINE", TEVE GENTE SE ACHANDO MAIS QUE DEUS


NO EMBALO DO SOM DAS CANÇÕES
CAUSAR HISTERIA, ARRASTAR MULTIDÕES
REVOLUCIONAR COM OS SEUS IDEAIS
IMAGEM QUE O TEMPO NÃO APAGA JAMAIS
SE VACILAR, CAIR NA REDE, VÃO CRITICAR... O QUE É QUE TEM?
VIDA DE CELEBRIDADE É UM VAI E VEM
VEM CÁ MEU BEM, AJUSTE O FOCO, VOU NESSA FOTO
TE REVELAR PARA O MUNDO INTEIRO
SOU EU O ARTISTA, FAMOSO SAMBISTA
ME CHAMO SALGUEIRO

TÁ NA CAPA DA REVISTA, O MEU PAVILHÃO
E NA CARA DESSA GENTE, O ORGULHO, A EMOÇÃO OI...
VERMELHA É PAIXÃO NO PEITO
TEM BANCA, MORAL, RESPEITO!


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Análise do samba 2013 - Vila Isabel


   A Unidos de Vila Isabel vem com um samba sobre o agricultor para o carnaval de 2013 que será assinado pela carnavalesca Rosa Magalhães.
   É o samba do momento. O melhor samba da safra de 2013. Desde o início da eliminatoria o samba de Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Tunico da Vila, Leonel e Andre Diniz era apontado como favorito e até como estandarte de ouro por alguns internautas nas redes sociais. O samba venceu e compõe essa forte safra de 2013. Com um ritmo gostoso de se ouvir e cantar, o samba nos passa uma perfeita imagem do campo, como se estivessemos naquele cenário. O samba começa com um refrão e no que era para ser uma repetiçao, uma palavra muda: O quera plantar virou colher. Em seguida é mostrado o início do dia no campo e chega o segundo refrão. Maravilhoso. "Ô muié o cumpadi chegô" e "faz um bolo de fubá" são as partes que você puxa o ar do fundo dos pulmões e canta com prazer. Achei que Martinho da Vila "entrou mal" porque o timbre de sua voz é mais grave, distorcendo um pouco o tom de tinga. Mas nada que atrapalhe a qualidade do samba. O dia termina e com ele vem o encontro do agricultor com a modernidade no trecho "preciso investir, conhecer/progredir, partilhar, proteger". O samba termina com uma grande retomada à Vila Isabel como o recanto dos homens do campo. NOTA 10
   Confira a letra do samba abaixo e o audio clicando aqui:
O GALO CANTOU
COM OS PASSARINHOS NO ESPLENDOR DA MANHÃ
AGRADEÇO A DEUS POR VER O DIA RAIAR
O SINO DA IGREJINHA VEM ANUNCIAR
PREPARO O CAFÉ
PEGO A VIOLA, PARCEIRA DE FÉ
CAMINHO DA ROÇA E SEMEAR O GRÃO
SACIAR A FOME COM A PLANTAÇÃO
É A VIDA...
ARAR E CULTIVAR O SOLO
VER BROTAR O VELHO SONHO
ALIMENTAR O MUNDO, BEM VIVER
A EMOÇÃO VAI FLORESCER

Ô MUIÉ, O CUMPADI CHEGOU
PUXA O BANCO E VEM PROSEAR
BOTA ÁGUA NO FEIJÃO, JÁ TEM LENHA NO FOGÃO
FAZ UM BOLO DE FUBÁ


PINGA O SUOR NA ENXADA
A TERRA É ABENÇOADA
PRECISO INVESTIR, CONHECER
PROGREDIR, PARTILHAR, PROTEGER...
CAI A TARDE, ACENDO A LUZ DO LAMPIÃO
A LUA SE AJEITA, ENFEITA A PROCISSÃO
DE NOITE, VAI TER CANTORIA
E ESTÁ CHEGANDO O POVO DO SAMBA
É A VILA, CHÃO DA POESIA, CELEIRO DE BAMBA
VILA, CHÃO DA POESIA, CELEIRO DE BAMBA

FESTA NO ARRAIÁ
É PRA LÁ DE BOM
AO SOM DO FOLE, EU E VOCÊ
A VILA VEM PLANTAR
FELICIDADE NO AMANHECER

FESTA NO ARRAIÁ
É PRA LÁ DE BOM
AO SOM DO FOLE, EU E VOCÊ
A VILA VEM COLHER
FELICIDADE NO AMANHECER

Análise do samba 2013 - Beija Flor


   A deusa da passarela aposta num enredo sobre a raça de cavalos mangalarga marchador para conquistar o campeonato de 2013 e demonstrar todo o seu luxo.
   O samba da parceria de J.Velloso e cia ganhou e ainda ganha o público não só da escola de Nilópolis. A letra é trabalhada seguindo uma bela ordem cronológica, o que facilita na hora de entender o desfile. Os compositores foram felizes em criar um samba que tem a cara da escola: letra grande, porém fácil de entender e cantar, brincam com as palavras como no trecho "presente de grego/que grande ironia". Os refrões são sem duvida os pontos altos da letra e o som do cavalo no início da faixa foi "tacada de mestre". E como não falar dessa gravação sem dar destaque à Neguinho da Beija-flor? E um destaque grandioso, pois sem duvida o samba cresceu muito ao som de sua poderosa voz que ao longo dos anos marca o sambista. É só ouvir o "olha a beija-flor ai gente!" que o show começa. Não posso me esquecer da interação letra-comunidade quando no final aparece "chegou a hora de gritar é campeão" e no final a comunidade solta esse grito. Simplesmente bem pensado.
   Confira a letra do samba abaixo e o audio clicando aqui:
EU VOU CAVALGAR, PRA ENCONTRAR
A MINHA HISTÓRIA NESSE MUNDO DE MEU DEUS!
VENHO DE LONGE DE UMA ERA MILENAR,
FUI COROADO QUANDO O DIA AMANHECEU!
BRILHA, ESTRELA GUIA… UM VIAJANTE, A SUA SEDE A MATAR!
PRESENTE DE GREGO, QUE GRANDE IRONIA
HERÓI DAS BATALHAS, REAL MONTARIA!
COM ASAS SURGIU DO INFINITO, TÃO CLARO MITO…
A JOIA RARA DE ALAH!
CIGANO… BUSCANDO A PURIFICAÇÃO!
MOSTRANDO ELEGÂNCIA E BRAVURA,
A MINHA AVENTURA SE TORNA CANÇÃO!

É O BONDE QUE VAI, CARRUAGEM QUE VEM…
NA VIAGEM QUE TRÁS, O AMOR DE ALGUÉM!
INDOMÁVEL CORCEL, ALAZÃO DA COROA…
TROFÉU DA NOBREZA, ESTRELA QUE VOA!

AMIGO DO REI, PELA ESTRADA LÁ VAI O BARÃO!
SUL DE MINAS GERAIS, GALOPEI…
A RIQUEZA DA MINERAÇÃO!
CAFÉ ME FEZ MARCHAR… AO RIO DA CORTE A BAILAR!
ACREDITAR… QUE FUI A RAÇA ESCOLHIDA!
SOU UM PURO SANGUE AZUL E BRANCO,
UM ACALANTO… A MAIS SUBLIME CRIAÇÃO!
SOU EU O SEU CAVALO DE BATALHA,
SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA…
CHEGOU A HORA DE GRITAR É CAMPEÃO!

SOU MANGALARGA MARCHADOR!
UM VENCEDOR, MEU LIMITE É O CÉU!
EU VIM BRILHAR COM A BEIJA-FLOR…
VALENTE GUERREIRO, AMIGO FIEL!

Análise do samba 2013 - Grande Rio


   A Acadêmicos do Grande Rio que falou sobre historias de superação em 2012 vai entrar na avenida defendendo o estado do Rio de Janeiro na briga pelos royalties do petroleo.
   Embora parecer um tema que não dá samba a primeira vista, a escola nos surpreendeu trazendo um samba bem legal de ser cantado. Muitos (até eu inclusive) esperavam um samba politico, confuso, dificil de ser cantado, mas os compositores se mostraram habilidosos com a caneta igualmente no desfile de 2008 que falava do gás natural. A Grande Rio contará com os intérpretes Emerson Dias e Nêgo e não sei se sou só eu mas achei que as vozes dos dois intérpretes são bem parecidas (embora a voz de Nêgo seja mais grave) o que facilitou na entoação da letra que tem como refrão apenas duas frases, mas de grande impacto. Destaco também a imensa força da comunidade de Duque de Caxias, que se destaca em todo o enredo principalmente na parte "É a mensagem tá ai/explorar não é destruir/se faltar vira o caos, não posso deixar/pelo rio eu vou lutar". Sem falar na letra escrita em primeira pessoa dando mais ânimo a quem canta, fazendo com que vivenciamos o enredo (destaco a parte "eu quero um lugar pra viver/segurança e saúde pra dar e vender").
   Confira a letra abaixo e o audio clicando aqui:
VEM, VEM COMIGO CANTAR
HOJE VOU MERGULHAR… PROFUNDO
TEM LÁ NO FUNDO DO MAR
OURO PRA ALIMENTAR O MUNDO
QUE FAZ CRESCER, IMPULSIONAR
O CONHECER, MULTIPLICAR
TÃO LINDO PELA PRÓPRIA NATUREZA
MEU RIO FAZ GERAR TANTA RIQUEZA
COM IGUALDADE SIM
BOM PRA VOCÊ, BOM PRA MIM

UMA ETERNA PAIXÃO DE ENLOUQUECER
MINHA ESCOLA É MEU BEM QUERER
FELICIDADE EM ALTO ASTRAL
É O OURO NEGRO NOSSO CARNAVAL

VOU, JOGAR A REDE E PUXAR
VEM, ME DAR UM BEIJO AMOR
NA PRAÇA OUVINDO O SINO TOCAR
PRESERVAR É DAR VALOR
EU QUERO UM LUGAR PRA VIVER
SEGURANÇA E SAÚDE PRA DAR E VENDER
E ASSIM FESTEJANDO EU VOU
VER A VIDA RENASCER….
É A MENSAGEM TAÍ
EXPLORAR NÃO É DESTRUIR
SE FALTAR VIRA O CÁOS
NÃO POSSO DEIXAR
PELO RIO EU VOU LUTAR

UM GRANDE RIO DE AMOR, SOU EU
VEM CÁ, ME DÁ, O QUE É MEU É MEU