sábado, 26 de abril de 2014

Pedras preciosas: Vila Maria e Tatuapé já tem enredo para 2015

    
   O carnaval 2015 de duas escolas será valioso. Unidos de Vila Maria, atual campeã do acesso, e Acadêmicos do Tatuapé, 6ª colocada do especial, falarão sobre diamantes e ouro respectivamente. A Vila Maria, que abrirá os desfiles de sábado contará que "só os diamantes são eternos na química divina". A exposição da sinopse ainda será feita, o que me deixa meio "sem assunto".
Ainda não se sabe se essa é a logo oficial
A Tatuapé falará do ouro, desde a descoberta, passando pelo seu alto valor comercial, pela exploração. O carnavalesco Mauro Xuxa adiantou que não só o ouro como valor financeiro, mas como dádiva, como objeto de adoração e presentes em personagens infantis como a galinha dos ovos de ouro estarão no desfile que promete ser rico.
Boa sorte às agremiações!

Mocidade cantará o fim do mundo para 2015

   Considerada pela mídia a escola que mais fez contratações para 2015, a Mocidade Independente de Padre Miguel estará com os dias contados. Mas calma, se trata do enredo que o carnavalesco estreante na escola, Paulo Barros, desenvolverá na sapucaí. "Se o mundo fosse acabar, me diga o que você faria se lhe restasse um dia?" é o que a estrela guia perguntará em seu desfile, que promete ser cheio de surpresas. Paulo diz que já tem o desfile todo em sua mente e que começará a fase de desenvolvimento de um desfile que contará com todos os independentes na identidade. Boa Sorte!

Três anos de Vivendo Carnavais, vem comemorar!

  Há três anos eu voltava da escola durante a tarde ouvindo meu samba de cada dia. Relembrava à cada verso, a ala ou alegoria correspondente do desfile e me divertindo enquanto passava o tempo. Pensava comigo: "Como o carnaval é grandioso, e está vivo o ano inteiro! E muitas pessoas não sabem disso. Gostaria de fazer algo para divulgar essa arte". E assim nasceu nosso blog.
   A ideia era divulgar, então tinha que colocar a mão na massa. Nesse tempo, a questão estética cresceu muito, foi criado um slogan, um plano de fundo que representasse a alegria de viver os carnavais. As postagens cresceram muito, com uma distribuição mais adequada de imagens, links e até videos! Até um colunista virtual consegui fechar acordo. A dedicação não mudou e assim as visualizações foram crescendo mais e mais e estamos aqui conversando virtualmente (eu e você leitor), três anos mais tarde!
   As criticas vieram sim, mas recebo todas com muito respeito, são elas os degraus para o crescimento. Foi a partir delas que pude verificar o que está faltando, o que não está legal, o que não deu certo, o que deu. Muitos agradecimentos e elogios de dentro e de fora do Brasil chegaram, mais de 30 mil visualizações nesse tempo na rede e devo tudo a cada um de vocês, leitores.
   "Parabéns, palmas para os sambistas, carnavalescos artistas, sem vocês não tem show!" Sim, hoje eu vou mais falar do que ilustrar, pois "a hora é essa"! E que possamos passar muito tempo juntos, Vivendo Carnavais...

sábado, 12 de abril de 2014

Olha o Dominguinhos chegando!

   Nosso colunista Lorran Gabriel entra em cena mais uma vez, exaltando as vozes do nosso carnaval. O homenageado da vez é Domingos da Costa Ferreira, mais conhecido como Dominguinhos do Estácio. Leia com a gente!
  "Dominguinhos do Estácio e sua voz esplendorosa . Cantou e canta muito até hoje, como que pode ser, na atualidade, o interprete vivo que a mais tempo canta sambas de Enredo? Todo mundo conhece o Dominguinhos principalmente por ele ter cantado o antológico Liberdade, Liberdade de 89.Ou por ter cantado na Viradouro outro grande samba da história do carnaval que é o Círio de Nazaré. Dominguinhos, de voz até certo ponto fina e serena,  voz que nunca ninguém vai substituir , hoje alguém que gosta de Carnaval passar um ano sem ouvir o mestre Dominguinhos cantando é quase que uma morte, porque quem canta bem nunca é esquecido ou fica de fora de um carnaval se quer. 
   Em 2011 mesmo já no desfile da escola sentindo os sintomas do enfarte, ele levou a Imperatriz rumo ao desfiles das Campeãs ,mas também não poderia ser diferente, cantou com garra, categoria, técnica e superação o samba que falava sobre a Medicina. E pra ver como são os Deuses do Carnaval cantou o samba da Medicina que depois do desfile ele teria que a usar. Quando a noticia do enfarte do Dominguinhos se espalhou pelo sambódromo e pelo Brasil foi aquela apreensão, pois ninguém queria que Dominguinhos se fosse ali, e por isso mesmo que o povo começou a pedir  usando suas crenças para que o mestre Dominguinhos se recuperasse e assim foi feito,um alivio para todos e ali começamos a planejar o carnaval de 2012 já sabendo que não perderíamos uma das grandes vozes do Carnaval. Eu em casa na hora que fiquei sabendo da recuperação do Dominguinhos eu disse:  -Esse é Guerreiro , Viva Dominguinhos do Estácio!
    Já em 2013 a Imperatriz resolve contratar Wander Pires para ajudar o Dominguinhos no carro de som da escola ,mais isso não acontece e logo começa as intrigas,brigas e etc...Mais mesmo assim eles foram para o desfile e Dominguinhos era para usar pouco sua voz e não a forçar teve que forçar sua voz,pois Wander  queria o carro de som só pra ele,estava nem ligando que quem era o Interprete número 1 da Imperatriz naquela época era o Dominguinhos e assim fez de tudo para para aparecer mais que o outro interprete. Resultado disso foi que o Wander mesmo com a Potencia do Microfone toda para si não conseguiu cobrir a grande voz de Dominguinhos que com 70 e poucos anos conseguiu vencer a voz do Wander mesmo em desvantagem. Na apuração Imperatriz vai para as campeãs, ocupando a 4 colocação, que depois de fracos desempenhos e resultados voltava ao desfile das campeãs depois do fraco desfile sobre Jorge Amado. Pena que depois do desfile das Campeãs Dominguinhos sai da escola,assim sendo a escola preferindo ficar com somente Wander Pires no comando do Carro de Som para o Carnaval de 2014.
   Aí pegou né,eu fiquei triste e pensando será que não Vamos ter o Dominguinhos cantando em nenhuma escola no ano que vem? Os meses passaram e logo quando pensei não vamos ter Dominguinhos cantando esse ano, surge uma luz no fim do túnel e essa luz é a primeira escola de samba do Brasil, o Berço do samba, claro que estou falando da Estácio de Sá, logo Estácio que foi a primeira escola do Dominguinhos, Estácio que Dominguinhos carrega em seu nome artístico, ai a alegria tomou conta e a partir desse momento comecei a torcer para que a Estácio subisse para o grupo Especial. Quando Dominguinhos deu seu grito de guerra e logo seguidamente Leandro Santos deu o Seu também ,ali eu vi que mestre Dominguinhos estava em casa e feliz com sua volta pois seu sorriso era largo,cantou o samba com uma leveza incrível e encantou a mim e muitos outros por ai ao ver o já Senhor Dominguinhos levando um samba bom e de boa melodia,de maneira linda e forte na avenida.Fora os seus cacos sempre perfeitos e feitos na hora certa do desfile e do samba,diferente de uns e outros por ai. No final do Desfile eu disse ta aí uma das favoritas ao titulo ta ai a Escola do Dominguinhos ta ai a Estácio de Sá.Pena que na apuração não deu para a escola subir,mais a maior vitória da escola foi ter sua Maior voz de volta no seu carro de som. Ano que vem quero ver e ouvir o esquenta da Estácio e logo de seguida o Grito de Guerra eternizado na história: Olhaaa a Estácio Chegaandoooo!"



quarta-feira, 9 de abril de 2014

União da Ilha - "Escola do meu coração e de vocês também"

   União da Ilha do Governador, União da Ilha ou simplesmente ilha. Uma escola de samba diferente, que em seus 61 anos conquista os sambistas de todas as gerações.
   Seja nos tempos de Maria Augusta, Paulo Menezes, Jack Vasconcelos, Rosa Magalhães e atualmente Alex de Souza, a escola sempre passou por boas mãos, que não abriam mão do que a escola tem de mais belo: Sua identidade leve, divertida, descontraída. A escola brinca em seus desfiles, seus carnavalescos a preparam com um toque colorido a mais, um variado leque de sensações divertidas que fazem com que as escola insulana sempre seja aguardada, até mesmo nos tempos de acesso.
   E os sambas? É um caso a parte. A agremiação é recheada de grandes sambas que são cantados em muitas rodas de samba, ouvidas em discos, CDs e de qualquer outra maneira. Sambas como "é hoje" foram regravados, caindo de vez nas graças do público. "Domingo", "O amanhã" e como poderemos nos esquecer do "Festa profana"?
   E, para quem acha que no grupo de acesso foi diferente, se engana. O encanto da escola continuou o mesmo, sempre ficando nas primeiras colocações com seus enredos marcantes como "Chega em seu cavalinho azul uma bruxinha boa. A Ilha trouxe do céu Maria Clara Machado". Depois de um enredo sobre as navegações, a escola volta em 2010 mergulhada nos delírios de Dom Quixote e consegue ficar no especial (algo que uma campeã do acesso nao conseguia desde 2005) com gritos de "a união voltou". Mesmo o incêndio do ano seguinte não destruiu a garra da escola, que levou premio como a melhor agremiação.

   Recentemente a escola resolveu abandonar o patrocínio excessivo e depois de um enredo sobre Vinícios de morais com uma plástica invejável no barracão (mas foi comprometida por um samba nao tao bom), a escola se ergue e volta ao desfile das campeãs com um desfile sobre os brinquedos e brincadeiras com uma honrosa 4ª colocação. A escola voltou aos velhos tempos, brincou, levantou poeira, sambou e se divertiu. Agora, o que todos esperamos é que Ney Filardi, Alex de Souza e cia continuem com o belissimo trabalho na tricolor insulana, pois o mais bonito é ver uma identidade sendo preservada...