domingo, 25 de maio de 2014

Vila Isabel empossa presidente e anuncia enredo para 2015

   Depois de um carnaval conturbado e uma décima colocação no carnaval de 2014, a palavra de ordem é mudança na Unidos de Vila Isabel. A noite desse sábado (24/05) marcou a posse da presidente Beta, que está feliz e ansiosa para começar os trabalhos. O coreógrafo Jaime Aroxa e o carnavalesco Max Lopes também marcaram presença na quadra da escola de noel. 
   Em clima de festa, a escola anunciou o enredo para 2015 que homenageará a música clássica e o maestro Isaac Karabtchevsky com "O maestro brasileiro está na terra de Noel. A partitura é azul e branco, da nossa Vila Isabel". Max está confiante em assinar o enredo e disse que será a cara da escola, com muito azul e branco. Boa sorte à agremiação!

sábado, 24 de maio de 2014

Louzada lança sinopse da Portela para 2015

Com um enredo sobre os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a Portela estará em busca de sua vigésima segunda estrela. Alexandre Louzada, que assinou o carnaval de 2014, divulgou na noite dessa sexta feira (23/05) a sinopse de mais um carnaval. Confira abaixo:

Enredo: ImaginaRio, 450 Janeiros de Uma Cidade Surreal
Autor: Alexandre Louzada (carnavalesco)
Colaboração: Luiz Carlos Bruno (diretor de carnaval)
Rio, hoje meu samba se reveste do mundo azul que teu céu empresta à Majestade do Samba, que em sua fugaz realeza foge à realidade e, na "surrealeza" de sua beleza, te faz a festa.
Num olhar dito louco e transgressor, te ergo aqui um monumento aos seus 450 janeiros, que distorcem o tempo e dissolvem as duas realidades afastadas para fundir-se em um sonho febril, como visão de "Dali" e outros tantos que, na absurda plasticidade das cores e formas, reinventam seus encantos mil.
Eu, artista de trinta carnavais, vividos entre devaneios e verdades, criei sonhos e vesti teu povo de plumas e paêtes, iludindo os olhos estrangeiros que se encantam com a sua maior festa, sem perceberem que ès feito de antagonismos que me inspira a olhar-te com o meu tempo, entendendo o seu, pelo tempo de Deus.
Usando seus curvos e distorcidos cenários, interpreto e retrato a ti e a teu povo, diverso e plural, que te faz cidade surreal, hoje expressa em arte neste carnaval. Para isso, em desfaço de laços, refaço meu traço, me solto em teu espaço e, como um "salvador daqui", recrio suas linhas pela visão da arte de tantos, pois és cria de Deus e tens fome da arte do Homem.
És a feliz Cidade Maravilhosa, repleta de encantos que são espantos da criação, da imagem provocante e criativda e da arte que sustenta a vida, quando as mãos mais abusivas tentam te imitar em vão. És a viagem convidativa, que hora se refaz e se reconstrói, nas asas da imaginação do lúdico fértil e gentil, onde hoje imagina, Rio, a minha "águia redentora", num abraço de asas acolhedora que te faz abrir imenso o coração do meu Brasil.
És o Rio que surge de um declínio, que nunca foi foz ou desemboco de rio algum, convergindo fantasias desde o branco olhar distante no tempo, surgido das ondas, ungido do desconhecido, dos bravos, dos reinos de além mar. Foste o palco de disputas e conquistas, um caldeirão de culturas a se mesclar enfim, nos contornos do desenho sensual das curvas de sua geografia, como corpo de mulher de fartos seios a debruçar-se assim, sobre o mar, no abraço plácido de sua bela Guanabara.
És o verde que esbanja o viço da tenra juventude, que se retorcendo entre o azul serpenteia o olhar à mata que entra pelo mar, és "jardim das delícias", éden de sua plenitude, que às vezes se disfarça em canteiros, legados de Dom João, na terra em que tudo dá, portal a espelhar suas florestas e a envolver como moldura os recortes dos teus rochedos, sua natural escultura, onde o sol vem repousar.
És, de fato, o cartão postal de todo um país, paisagem abençoaa pelos trópicos, de relevos imprevisíveis feito notas musicais, que acalantam e inspiram a criatividade de seu povo, a refazer o compasao em uma nova divisão, traduzindo suas curvas que entram pelo "balanço de seu mar". És tempero puro de sal e sol, a têmpera de jeitos e trejeitos ao tempo que passa, com graça de não passar, és sempre jovem no que esboça, a "bossa" nova de cantar, as suas sereias morenas, as princesas do seu mar, que "continua lindo", "continua sendo" assim a desfilar, do "Leme ao Pontal", de "maravilha de beleza e do caos", de garotas de Ipanema, de meninos do Rio, de seus 40 graus.
És a vida fervilhante, que vai e vem, entra e sai, atravessando os montes ao monte de coisas por ver, no atraente paraíso que revela as faces do pecado e do prazer, de suas noites boêmias sobre os teus tantos arcos, Lapa que abriga segredos múltiplos de sabores, de cores e de tons. És a catedral da luxúria, a serpente tentação que nos induz ao sonho, nos conduz à dança das ilusões, na sedução que lança o brilho dos seus neons.
És num momento à parte, um mundo em seu próprio universo, que gira, que rola com ginga e malícia, na magia que joga e inocente se lança ao espaço ao panteão dos deuses, o palco do absurdo, o templo do futebol, Maracanã, ès nave mãe do planeta bola, de teus fiéis, da crença e paixão, abduzidos de êxtase, o rio de contrastes, que passa e que atravessa a realidade da vida com sua alegria de viver.
És um anfiteatro das artes que gera, em cada canto dos seus recantos montanhosos, eventos que te montam irreal. Invertes a valorizada vista altiva para o descanso de tuas favelas encontrarem a cidade no asfalto, pois és imaginada em cores, formas e vida e acima de tudo, ès o samba de todos, cantado pelo sangue azul da Portela, que dentro de teu tempo festivo, meu Rio, comemora ainda a vida vivida da arte de um princípe "da Viola". Hoje, o samba que ouves, e festeja com a fome de saborearmos tua arte de ser, receber e inspirar. Aplausos aos teus quatrocentos e cinquenta janeiros, criada cidade de Deus aonde até teu filho veio morar e pra sempre te abraçar. Parabéns a você e a todos nós, por sermos tão criativos em vivermos em ti, feliz cidade surreal.
Com amor: Alexandre Louzada

domingo, 18 de maio de 2014

"Acredite se puder" é o enredo da Dragões da Real para 2015

   Quinta colocada no carnaval paulista em 2014, a Dragões da Real quer continuar firme no Grupo Especial. E para isso, a escola lançou no sábado (17/05) o enredo para o carnaval de 2015. "Acredite se puder" será desenvolvido por uma comissão de carnaval formada por Flávio Campello, Júnior Schall, Dione Leite, Alex Fão, Rogério Félix e Jorge Silveira. Confira abaixo a sinopse do enredo. Boa sorte à agremiação!

TÍTULO DO ENREDO - ACREDITE SE PUDER

INTRODUÇÃO:

Não é verdade, não pode ser...
Será mesmo um Dragão surgindo das nuvens? Não posso crer...
Aproxima-se rapidamente e paira sobre o chão.
Será sonho? Se for, é sonho bom. 
O sábio olhar da criatura instigava meu coração.
Não sou de acreditar facilmente, mas estava ali, um legítimo Dragão.
Com sua altivez, bradou tentando me convencer.
“Venha comigo, e sua forma de acreditar mudará, você vai ver”.
Ele me alçou em suas costas e eu mantinha-me sem crer
Mas tudo foi se transformando ao adentrarmos o salão
Era tudo tão enorme e eu nada mais que um pequeno ser.
“Agora sim você crerá, meu jovem”, sibilou o imponente Dragão!
“A magia deste livro lhe ensinará a acreditar.
Portanto abra bem os olhos e prepare o seu coração!”

CAPITULO 01-SANTUÁRIO DO SABER

O jovem Tomé, desconfiado como sempre, não conseguia acreditar, que lugar mágico era esse, para onde o Dragão o tinha levado. Porém uma coisa não tinha como negar, se estava vendo tinha como crer.
Era um santuário do saber, com muitos livros, uma infinidade deles. Um templo de conhecimento sobre fatos ancestrais. Sua magnífica beleza o deixava perplexo, com certeza a biblioteca mais bela que já existiu!
Dúvidas atravessavam sem parar a mente do jovem. Corredores se cruzavam, sem uma lógica aparente. Sobre um livro destacado dos demais, um brasão, uma joia formidável, a imagem de uma fera incomparável.
"Eu só sei que isso é verdade, pois eu estava lá para ver. E sequer senti maldade ou temor, quando ouvi: venha cá."
“O sábio olhar do Dragão, com o saber de muitas vidas, conquistou meu coração que batia acelerado.”
“Ao chegar mais perto sobre a mesa, o grande livro mágico estava aberto, o livro Acredite se Puder!"

CAPÍTULO 02-MUNDO IMAGINÁRIO

Como se fosse um carinho, uma leve brisa cortou o ar, um breve afago. E em uma árvore, ao mirar um ninho, vislumbrou a primavera.
Sentiu a floresta majestosa tremer, viva de fato, em movimentos irreais. Viu o sol aparecer, despertando os animais.
Nunca vira tal grandeza, tudo de maneira tão sutil. Uma surpreendente natureza, um cenário admirável.
Enquanto seguiam as estações, criaturas diferentes bailavam entre as árvores de forma solene e alegre. Tomé olhava vidrado a vida pulsando ao seu redor. Enquanto era guiado de perto pelo virtuoso Dragão.
"Minha incredulidade me obriga a duvidar."
"Um garoto, um jovem ainda, deveria confiar."
"Mas senhor, não posso. Não apenas com uma visita, entregar minha razão pra uma estória meio lida."
"Trabalhoso é, decerto, fazer um descrente crer. Mas sou um Dragão esperto e a história te fará ver."

CAPITULO 3 - A FANTÀSTICA HUMANIDADE (Conhecimento Ancestral)

Enquanto Tomé espera, o Dragão se apruma, prepara-se para um mergulho, e então cortando o véu do espaço, o conduz para ver culturas descomunais.
Deixa-o viver e viajar, entre sonhos e ideais.
Deixa-o ver as proezas, e enfrentar os desafios. Para que tenha a clareza daquilo que já existiu.
Sobrevoavam atentos, diferentes continentes. Conectados pelo corpo e pela mente, um só ser.
Entrelaçados, não só com o guerreiro mais irado, ou com o povo mais indomável, mas também com o mais informado e o mais amável.
“Tento dar-te claridade, para ver o que há aqui. Civilizações que deixaram sua marca”.
“Conhecer essas culturas através dos séculos criou um dúvida em mim: Como será a vida daqui a alguns séculos e, que ensinamentos iremos deixar?”.

CAPÍTULO 4 - O FANTÁSTICO FUTURO (Era Virtual)

Ao pequeno rapaz o Dragão faz um pedido: “Feche agora os olhos e solte a imaginação, me apresente como você acredita que o futuro será”.
E, Tomé ainda sem crer, julgava isso incerto. Mas viu vida aparecer, criando ideias reais. No início com estranheza, ele quase desistiu. Mas logo, com firmeza, concentrou-se e insistiu.
Pensou em como seriam as coisas daqui pra frente. E como tudo funcionaria, seria excelente.
O Dragão, admirado, achou o garoto Tomé louvável. Com o trabalho acabado, viu que ele era viável.
"O que fez é uma cidade?"
"Ela não esta boa... Está?"
"Não possuis vaidade, isto é algo notável!"
Conhecer este Dragão me fez refletir sobre viver a vida. Ela não deve ser julgada, mas sim, vivida
"Eu posso não estar certo, a vida vai nos dizer. O destino esta aberto, pronto a ser escrito"

CAPÍTULO 5 - A FANTÁSTICA EXISTÊNCIA (O poder de Transformar)

Tomé encontrou o caminho, vendo e vivenciando experiências maravilhosas, grandiosas e marcantes.
Pois acreditar e crescer são caminhos para paz. Celebrar o que virá e o que não volta mais, faz parte da nossa natureza, está em nosso cerne, em nossa raiz.
A história da certeza de um sonho juvenil, conduzida com maestria e beleza nas asas de um Dragão.
Pleno e extasiado, assim termina esta fantástica viagem do jovem Tomé. Fazendo-nos crer em um legado, um ideal de vida, no qual devemos avançar e seguir sempre em frente… juntos! Inabaláveis rumo ao inalcançável, preparados e com força... Sempre juntos!
Pois foi percebido, que a força do acreditar está dentro de cada um, basta exercitar para transformar.
E sem vaidades, seremos um, soberano e sereno, pois desta viagem herdaremos a crença vigorosa que emana de beber na fonte do saber.
E trabalhando, mostraremos para a multidão reunida na Avenida, para aqueles que sambam no chão, para aqueles que são do barracão e aqueles que não são... Ainda.
O futuro é incerto, mas sonhar sempre vale a pena! E a Dragões não só sonha, vem em busca de seu sonho.

Acredite se puder!!!

Comissão de Carnaval 2015
 Junior Schall, Dione Leite, Flávio Campelo, Alex Fão, Jorge Silveira e   Rogério Félix. Foto: Adriano Pera

domingo, 11 de maio de 2014

Revivendo sambas antológicos 27

   
   Muita gente pode não considerar esse samba antológico, mas de certa forma marcou o início da acensão meteórica da Dragões da Real no carnaval paulistano. E como hoje é dia das mães, aqui estamos nós com "Mãe, ventre da vida e essência do amor" apresentado em 2012.
   A escola tinha um enorme peso nas costas de estrear no especial e abrir a segunda noite de desfiles, além de tentar a permanência. E deu certíssimo! O desfile foi de "escola grande" com direito a uma harmonia invejável, o sambódromo vibrava com o belíssimo samba da dragões. A comissão de frente e o intérprete Daniel Collete também se sairam muito bem.
   Na apuração, a escola alcançou a sétima colocação entre as 14 agremiações, arrancando elogios do mundo do samba e assegurando, dignamente, vaga para o ano seguinte. Relembre esse desfile comigo e feliz dia das mães para todos! Ouça o samba clicando aqui


Quem é que não te ama nessa passarela?
Que linda homenagem, dragões!
Aplausos guerreira, brilhou sua estrela
Em nossos corações!
É ela, a mãe "natureza"
O ventre da vida
Sua essência é o amor!
Oh mãe, a sua luta é minha inspiração
Venceu batalhas, me deu proteção
O seu olhar me viu nascer, crescer, viver
E ser quem sou
Pois sua voz vai sempre me educar
Em suas mãos vou melhorar
O tempo nunca vai nos separar
Felicidade e alegria
Ao me ensinar a oração
Cantamos juntos, naquele dia
Com muita fé e devoção!
Tem mãe levando a culpa
Com os erros do filho no jogo
A mãe da minha flor
"por ela eu ponho a mão no fogo"
Tu és a forma divina de expressão
Sentimento verdadeiro
Vai além da explicação
Guardei na memória, é tão bom recordar
Em sua história eu vou me espelhar
Um sonho real, "ser especial"