Com as versões dos sambas já gravados e prontos para ir ao mercado dia 26/11, analisarei as doze obras do grupo especial e divulgarei aqui. Fui o mais neutro possivel, tentando analisar a adaptação do enredo, a letra e colocarei trechos de destaque da letra. É importante ressaltar que não tenho o propósito de "sujar" uma ou outra agremiação, até porque o que vale é o apresentado na avenida.
- Mocidade: 10,0
Samba emocionante! É possível fechar os olhos e viajar pela linda melodia que é apresentada. Corretíssimo samba, refrão explosivo. Destaco “independente na identidade”, “meus olhos reencontrando minha gente, meu lugar”, “zabumbei meu coração” e “levo comigo meu padim padre Miguel”
- Salgueiro: 10,0
Empolgante a maneira como a escola chama a comunidade para cantar. Melodia diferente, que caiu melhor que uma luva no enredo. Boa aposta no refrão principal, que não repete. Destaco “meu samba vai tocar seu coração”, “canta meu salgueiro”, “na sutileza dos teus versos” e “é uma questão de querer, aprender a cuidar e saber preservar”.
- Mangueira: 10,0
Também chama para cantar. Usa muito bem o momento da agremiação e o enredo. Mostra que não precisa ter todas as festas, mas o suficiente. Destaco: “oba oba quero ver quem vai”, “vem ouvir a voz do povo a cantar”, “o meu samba é uma prece” e “explode em cores pelo ar”.
- União da Ilha: 9,9
Muito divertido, cheio de versos explosivos como “ioiô nas nãos de Iaiá” e “é tão bom”. Passa uma linda mensagem ao final sem quebrar com o enredo, apesar do refrão do meio ter uma leve decaída no “e pegue na estante um livro fascinante”. Destaco “dar meia volta, volta e meia no seu coração”, “brinque com o que a vida lhe dá”, “na vitrine vejo o seu olhar no meu olhar” e “vai colorindo o céu em um bailado feliz”.
- *Portela: 9,8
- Vila Isabel: 9,7
Embora a letra seja grande, não é cansativa. Mantém uma bela linha melódica misturando lendas, pessoas e biomas. O refrão do meio e o principal são fortes e podem emocionar. Destaco “o samba é a minha natureza”, “cultura se deita em seu colo”, “com as lágrimas do céu” e “unidos guardiões da vida”.
- Imperatriz: 9,7
Grande aposta ao misturar um “conto de fadas” à gritos de torcida. Uma boa surpresa não fazer só futebol e render um enredo tão interessante melodicamente. Destaco “da-lhe da-lhe da-lhe ô”, “vencer, vencer, vencer!”, “quem dera te ter mais um minuto”, “vestir meu manto verde, branco e dourado”.
- Império da Tijuca: 9,7
Com uma ótima proposta de enredo, a império se mostra forte apostando na chamada para o samba misturado com o enredo que é sobre batucadas. Apesar de ter boas passagens, falta melhor desenvolvimento. Destaco “vai tremer, o chão vai tremer”, “bateu mais forte o coração”, “batuqueiro arrasta multidões” e “o primeiro império da corte do samba”.
- Grande Rio: 9,6
A escola melhorou muito em vista do carnaval passado. Vale a pena ressaltar que o enredo não é sobre Maysa, por isso foi adequado ela “aparecer” uma vez só. Apresenta trechos bonitos e bem organizados enquanto fala de Maricá. Destaco “vou daqui, vou pra lá”, “Maysa compondo estrelas no céu”, “minha fé se revigora na proteção de nossa senhora” e “o sol que bronzeia a morena revela em seus olhos o brilho do mar”.
- São Clemente: 9,4
Samba guerreiro, que tem marca da favela. Alegre como a própria escola. Podia ter desenvolvido mais, ficou muito na “superação dos esquecidos pela sociedade”. Destaco “eu quero mais é ser feliz”, “se o bem vence o mal... valeu!” e “é o coração quem manda”.
- Unidos da tijuca: 9,3
O que era pra ser uma grande expectativa acabou caindo um pouco. Misturar animais, personagens de desenho com internet não foi uma boa saída, mas o samba melhorou com as modificações, principalmente no refrão principal. Destaco: “acelera tijuca, eu vou com você”, “e lá vão eles na pura cadência do samba” e “trazendo nas mãos a bandeira do nosso país”
- Beija flor: 8,9
Embora seja o melhor das eliminatórias, as modificações feitas diminuíram a qualidade do samba. Prejudicado por uma sinopse não muito boa, ainda apresenta bons trechos, mas fez com que o samba fosse forçado. Destaco: “ir mis além, tocar o céu”, “ta na mídia a beija flor”, “solte a sua voz, hoje o artista é você” e “eu e você em sintonia a onde for”..
*Havia sido levado em consideração uma outra versão da obra, que não era oficial, resultando numa análise equivocada. Uma nova análise foi feita para a Portela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário