Unidos de Padre Miguel ou Unidos é uma escola de samba do Rio de Janeiro do bairro de Padre Miguel que vem ganhando as atenções após cada carnaval. A escola que foi vista como irmã menor da Mocidade Independente de Padre Miguel hoje honra seu nome a cada ano que passa crescendo mais e mais.
Por muitos anos oscilando nos grupos menores da folia carioca, a Unidos teve seu crescimento iniciado em 2004 como vice campeã da última divisão e já em 2007 voltando a desfilar na Sapucaí. Em 2009 a escola foi campeã do Grupo B empatada com a Cubango e ganhou o direito de desfilar no Grupo A, onde acabou sendo rebaixada com um enredo sobre o aço.
Mas a escola não se deixou abater e viu a chance de voltar a crescer em 2013 quando as escolas do Grupo B foram promovidas à criação da Série A e contratou o carnavalesco Edson Pereira, triunfo da escola ao voltar para a Sapucaí. A escola se arrumou e com o enredo "A festa dos orixás no reino de Oyó" conseguiu grande destaque ao ser a única entre as 19 escolas a tirar nota máxima no quesito alegoria e adereços trazendo-as com um grande tamanho e acabamento que durou todo o desfile. A escola conseguiu a sétima colocação muito comemorada, muitos diziam que nem parecia uma escola saída do grupo B
No ano seguinte a escola adotou os enigmas como enredo e mais uma vez surpreendeu a todos com seu acabamento primoroso em fantasias e alegorias grandes. Com um samba animado, a escola passou muito bem na avenida conseguindo a terceira colocação entre as dezessete agremiações.
Já credenciada entre as favoritas pelas suas últimas apresentações, em 2015 a escola foi muito esperada e mesmo com metade do dinheiro disponível (dado passado durante a transmissão do desfile) a Unidos de Padre Miguel deu mais um show no enredo que homenageou Ariano Suassuna. A escola usou materiais alternativos em suas alegorias, a bateria apresentou várias bossas e a escola se comunicou tão bem com o público que ganhou o estandarte de ouro de melhor escola da Série A. Todos apostavam no acesso da escola, mas não veio e a escola ficou com o vice-campeonato perdendo pontos preciosos em bateria e comissão de frente.
A escola ganhou prestígio desfilando com ótimos acabamentos, dando um espetáculo em todos os quesitos praticamente. A Unidos de Padre Miguel cresceu muito e não deve parar agora, que o acesso está tão perto. Para 2016 a escola até então levará o "Quinto dos Infernos" e promete mais uma vez não decepcionar. Pelo bom carnaval. Pela ascensão dessa escola maravilhosa. E como diz Marquinho Art Samba - "Agora é a nossa vez, vem comigo!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário