A Unidos do
Viradouro é uma das tradicionais escolas de samba do carnaval carioca, mesmo
sediada em Niterói. Sua história é recheada de grandes sambas e desfiles, que
mesmo rendendo só um título no especial, renderam a escola o devido reconhecimento.
Depois de uma carreira vitoriosa em sua
cidade natal, a agremiação cruzou a ponte e já no seu primeiro carnaval no
especial arrancou uma ótima classificação com o bom desfile e o animado samba
homenageando Dercy Gonçalves.
Em 1999 brilhou com Anita Garibaldi em um enredo
que misturava misticismo, bruxaria e Santa Catarina. Não podemos nos esquecer
da homenagem à Bibi Ferreira em 2003 com um belo conjunto e samba. Em 1998 fez
um ótimo desfile sobre Orpheu misturando mitologia grega e a realidade
brasileira. No grupo de acesso a escola homenageou ainda Nelson Rodrigues e sua
madrinha Acadêmicos do Salgueiro.
Mas foi em 1997 que seu maior triunfo
aconteceu. A escola emocionou a comunidade e o universo explodiu com o
campeonato da escola nas mãos do gênio Joãozinho Trinta. Numa mistura de cores
e a famosa paradinha funk que é lembrada até hoje. Falando de emoção, em 2004 a
escola reeditou o tão famoso Círio de Nazaré. Mas emoção maior foi ver a garra
dos componentes que, mesmo no incêndio em 1992, continuaram cantando e
acreditando no potencial de sua escola. A adrenalina passou muito bem nos
desfiles de 2007 e 2008 sobre os jogos e os arrepios com Paulo Barros. O refrão
“Esse jogo vai virar, eu quero ser o vencedor” foi muito cantado e saiu de 2007
para estádios e para as graças de foliões.
Para 2015 um misto de homenagem ao Brasil e
a Luiz Carlos da Vila e a emoção descrita no samba embalarão a Viradouro de volta
ao especial depois de cinco carnavais no acesso. E pra quem duvida do que poderá vir, se a escola sabe mexer com
ambos separadamente, imagina com uma junção deles?
Na madrugada de segunda-feira (20/10) a Imperatriz Leopoldinense fez sua final de samba para 2015. Última escola a definir seu samba, a escola recebeu uma ótima safra e contava com belas obras na final. A parceria de Marquinho Lessa, Zé Katimba, Adriano Ganso, Aldir Senna e Jorge do Finge caiu na boca do público e sagrou-se campeã. Confira abaixo letra e áudio do samba:
FOI UM GRITO QUE ECOOU, “AXÉ-NKENDA”! A LUZ DENTRO DE VOCÊ... ACENDA! NADA É MAIOR QUE O AMOR, ENTENDA
A voz do vento vem pra nos contar que na Mãe África nasceu a vida Pura magia, “Baobá” abençoado... Tanta riqueza no Triângulo Sagrado... Mistérios! Grandeza! O homem em comunhão com a natureza! Tristeza e dor, na violência pelas mãos do invasor. E o mar levou... nossa cultura um novo mundo encontrou...
Põe pimenta pra arder, arder, arder! Sente o gosto do dendê, o Iaiá, oiá! Tem acarajé no canjerê, Tem caruru e vatapá... ( É divino o paladar...) Capoeira vai ferver! Vem ver! Vem ver! Abre a roda que Ioiô quer dançar... Sambar... Traz Maracatu, Maculelê... É festa até o sol raiar...
Liberdade! Sagrada busca por justiça e igualdade E com a arte eu semeio a verdade... O despertar para um novo amanhecer... Faço brotar a força da esperança, Deixo de herança um novo jeito de viver! Vamos louvar o canto da massa, Unindo as raças pelo Respeito... Vamos à luta pelos direitos! Uma “Banana” para o preconceito!
“MANDELA”! “MANDELA”! NUM RITUAL DE LIBERDADE. LÁ VEM A IMPERATRIZ! EU VOU COM ELA! EU SOU “MADIBA”! SOU A VOZ DA IGUALDADE!
Depois de 25 anos a Unidos da Tijuca decide fazer junção de dois sambas para o próximo carnaval. A atual campeã carioca contou com três obras na final da madrugada de domingo (19/10) e a união das parcerias de Gustavinho, Caio Alves, Tinguinha e Cosminho com Josemar Manfredini, Fadico, Jose Luis e Carlinhos foi anunciada com o sol nascendo. O presidente Fernando Horta comentou sobre mudanças na parte plástica e afirma que virá com um carnaval muito bonito. Confira como ficou o samba com a junção:
A festa na Unidos de Vila Isabel começou com grupo de pagode e terminou com a mais bela sinfonia em meio a uma final sem favoritos. O maestro Isaac Karabtchevsky esteve presente na quadra da agremiação, onde por volta das três e meia da manhã começaram as apresentações das parcerias. Carlinhos Petisco, Serginho 20, Henrique Hoffman, Paulinho Valença e Machadinho formaram a parceria campeã de 2015. Confira abaixo letra e áudio do samba vencedor da escola de Noel:
O envolvimento suave da batuta Com a poesia do povo de Noel Em sintonia o mestre E seus movimentos E o samba de Vila Isabel Tá na sua regência A doce magia e a inspiração Pra gente tocar feliz O clássico na mais pura raiz Mais cordas, metais A valorizar as notas musicais Traz o sopro de paz Eu quero curtir o Guarani Na arte retratos da vida O amor de Ceci e Peri Viver é amar e sonhar No som do “menino Brasil” O “canto do uirapuru” Villa Lobos à emocionar
Seguem no compasso a Swingueira, Orquestra brasileira, o balé Bailam passista, porta bandeira, E a bailarina na ponta do pé Solto então a voz na canção Que emociona a todos nós Dignidade de volta pro ninho Isaac e Martinho dão o tom
No ar a mais bela sinfonia É de arrepiar Comunidade unida a cantar Renasce num sonho lindo A Vila de novo sorrindo E a música vem brindar
Ricardo Mendonça, Tio Bira, Anderson Viana e Lúcia Naval são os vencedores da final de samba-enredo na Mocidade Independente que aconteceu na madrugada desse domingo (19/10). Os quatro finalistas apresentaram por volta das 3h da manhã com muita festa de suas torcidas. Paulo Barros está confiante que a Mocidade disputará o título. Demais segmentos se mostraram confiantes também. Confira abaixo letra e audio do samba campeão:
VOCÊ, O QUE FARIA SE O MUNDO FOSSE ACABAR E SÓ LHE RESTASSE ESTE DIA PRA VIVER? VER TUDO RUIR, A TERRA TREMER! O CHÃO SE ABRINDO AOS SEUS PÉS A PROFECIA VAI ACONTECER! VEM.. É O JUÍZO FINAL! VIVA.. O AMANHÃ NÃO VEM MAIS! SOLTE… TODA ALEGRIA! LIBERE A SUA FANTASIA!
É DE ENLOQUECER AMOR.. É CONTAGEM REGRESSIVA EU JÁ TÔ LOUCO, SOU VINTEM, SOU PADRE MIGUEL! CADA SEGUNDO VOU CURTINDO A VIDA!
A HORA É ESSA.. NÃO HÁ MAIS TEMPO A PERDER NÃO TEM LIMITES.. DIGA O QUE VAI FAZER? DE NOVO VOLTAR SER CRIANÇA? DE BEM COM OS AMIGOS.. BRINCAR? ANDAVA PELADO? IRIA PRO SHOPPING OU MALHAR? SEM RESTRIÇÕES MORRER DE AMOR? FARIA A TRISTEZA SUMIR? NA BATIDA DO TAMBOR… RODA BAIANA.. CAI NESTA FOLIA! DE VERDE E BRANCO VEM COM A BATERIA!
INVADE… SE JOGA.. NA FELICIDADE FAZENDO A VONTADE DO SEU CORAÇÃO HOJE É O DIA.. VEM SE “ACABAR” DEIXA A MOCIDADE TE LEVAR!
"A Grande Rio é do baralho" e vai encerrar os desfiles de domingo no grupo especial. Nessa madrugada a agremiação realizou sua final com seis parcerias. O prefeito de Duque de Caxias e os reis Suzana Vieira e David Brasil marcaram presença além de artistas como Antonia Fontenelle. A bateria de Thiago Diogo fez sucesso e embalou o anuncio do samba de Rafael Santos, Lucas Donato, Gabriel Sorriso, Rodrigo Moreira e Leandro Canavarro. Confira abaixo a letra e o áudio da parceria vencedora:
O JOGO COMEÇOU SOU EU QUE DOU AS CARTAS NA AVENIDA E NESSA DISPUTA DE PODER EU NÃO QUERO SABER, VOU JOGAR PRA VENCER SOU "REI", VENHA SER A MINHA "DAMA" NO CASTELO DE QUEM AMA SOU TEU "SERVO" E QUERO TEU AMOR A SURPRESA ESTÁ NA MANGA MEU TRUNFO DE MAIOR VALOR
PRA SABER O MEU DESTINO... LALAIA VOU AS CARTAS DE TARÔ... ÔÔÔ A CHAVE PARA ABRIR O MEU CAMINHO NUM RAIAR DE UM NOVO DIA A CIGANA REVELOU
ESTRELAS ME GUIAM A LUZ DO LUAR ALÉM DOS MISTÉRIOS EU VOU VIAJAR A ''ÁGUA DA "TERRA" EU VEJO BROTAR O "FOGO" ARDENDO ENVOLTO NO "AR" O MEU AMANHÃ COMO POSSO SABER? CHEGOU MINHA HORA EU NÃO POSSO PERDER DE UM JEITO ESPERTO, NUM LANCE INCERTO A ÚLTIMA CARTA VAI SURPREENDER COMUNIDADE O MEU CORINGA É VOCÊ
EU VOU NA GINGA, JEITO MALANDREADO VEM CÁ MENINA COMEÇOU O CARTEADO SE VOCÊ VEIO VER, ENTÃO VAMOS JOGAR CHEGOU GRANDE RIO... PODE APOSTAR
A quadra da Portela estava em festa na madrugada de sábado (18/10) para a escolha do samba-enredo de 2015. Com uma visão surreal da cidade do Rio de Janeiro, a escola contou com três obras finalistas que começaram a se apresentar as 3h. A quadra teve de ser fechada devido à superlotação e o anuncio da consagração da parceria de Noca da Portela, Celso Lopes, Charles André, Vinícius Ferreira e Xande Azevedo foi feita as 06h:05min. Confira a obra vencedora abaixo:
OH MEU RIO! A ÁGUIA VEM TE ABRAÇAR E FESTEJAR "FELIZ CIDADE" SEM IGUAL PARAÍSO DIVINAL
E EU "DAQUI" FEITO "DALI" EM TRAÇOS TE RETRATO SURREAL BIS
A NATUREZA LHE FOI GENEROSA NA GUANABARA "FORMOSA MULHER" DESPERTOU COBIÇA, BELEZA SEM FIM "DELÍCIAS" DE UM "NOBRE JARDIM"
EU VI O "MENINO DO RIO" VERSAR UM LINDO POEMA PARA IMPRESSIONAR A "PRINCESINHA DO MAR" REFRÃO SONHANDO COM A "GAROTA DE IPANEMA"
VEM AMOR! A LAPA DÁ O "TOM" PRA BOEMIA VEM AMOR! A NAVE DA EMOÇÃO NOS CONTAGIA LÁ VEM O TREM CHEGANDO COM O POVO DO SAMBA LÁ VAI VIOLA, O BATUQUE SÓ TEM GENTE BAMBA TÃO BELA! ORGULHOSAMENTE A PORTELA VEM CANTAR EM SEU LOUVOR ÔÔÔÔÔÔ "CENTRAL" DO MEU BRASIL INTEIRO MORADA DO REDENTOR
SOU CARIOCA, SOU DE MADUREIRA A TABAJARA LEVANTA POEIRA REFRÃO PRA ESSA FESTA MANEIRA MEU BEM ME CHAMOU LÁ VEM PORTELA MALANDRO, O SAMBA CHEGOU!