sexta-feira, 3 de maio de 2013

Reedição... Sim ou não?


   Os sambas de enredo são, junto com a bateria, o coração de um desfile de uma escola de samba. Ele dita o ritmo da escola, prende (ou não) o público. Se forem bons, serão promovidos à antológicos, serão lembrados mesmo muito tempo depois de seu desfile e é ai que nossa história começa.
   Muitos falam que "não existe mais samba como antigamente" e, após escutar muitas das maiores obras carnavalescas, tenho que admitir que eles estão certos. Isso não quer dizer que hoje em dia não tenha! mas são poucos os casos como o samba da Vila Isabel deste ano de 2013 "A vila canta o Brasil celeiro do mundo, água no feijão que chegou mais um". Foi uma obra prima da união de grandes nomes do mundo do samba e que prendeu o público no desfile.
Mas hoje em dia muitas escolas estão usando outra estratégia para prender o público: As reedições. Resgatar aquele bom samba, irreverente, que ficou na memória e na história para as eras atuais onde muita coisa mudou. Será que dá certo?
   Temos exemplos de situações que deram certo, a melhor delas é a Porto da Pedra de 2005 que reeditou o "Festa Profana" da União da Ilha de 1989 que rendeu ao tigre de São Gonçalo a sétima colocação no grupo especial. Outro exemplo é a Estácio de Sá que reeditou o enredo "Quem é você" e venceu o acesso em 2006. Essa mesma Estácio porém é exemplo de que pode não dar certo. Em 2007 reeditou o famoso "ti-ti-ti do sapoti" e foi rebaixada ao acesso. Em 2009 a Império Serrano reeditou o "Lendas das sereias, rainha do mar" e foi rebaixada também. 
   Para o carnaval de 2014 teremos "Kizomba, a festa da raça" de volta pela Tuiuti, "Os sertões" pela Em Cima da Hora e "Não me leve a mal, mas hoje é carnaval" pela Tradição. Essa última que tem recorrido muito à essa estratégia. Muitos são os que discordam alegando "falta de criatividade" dos compositores da escola, mas  isso depende muito do momento da própria agremiação, o samba pode ou não facilitar um carnaval grandioso. O que poderemos esperar de um carnaval reeditado e sua nova releitura? Conseguirá um bom desempenho? Será bem lembrado na avenida? Nos resta desejar boa sorte...

Um comentário:

  1. Acho que o samba evolui como tudo... e que existem sim sambas muito bons a excelentes atualmente, mas as pessoas possuem este vício de passado... rsrs é bom para que se preserve e mal pra que se evolua! srsr
    Um Paradoxo.
    Eu gosto muito das reedições, acho que tudo o que é bom deve ser revisto... deve ser livre.
    Escola de samba é Arte, e Arte é liberdade! Quando entenderem isto, a coisa vai ficar mais bonita ainda!

    Abraço Marcos!

    ResponderExcluir