quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Análise do samba 2013 - Imperatriz Leopoldinense

   A Imperatriz Leopoldinense vem de um carnaval que não foi bem sucedido em 2012. A escola homenageou Jorge Amado e não foi feliz com problemas em alegorias e de leitura do desfile. Mas em 2013 será diferente.
   O samba para 2013 falará sobre o estado do Pará e promete grandes sensações. É um sambão! Ao começar pela combinação majestosa das vozes de Dominguinhos do Estácio e de Wander Pires, que nos mostra como duas vozes (que separadas parecem tão diferentes) juntas são um grande destaque. Aliás, essa é uma aposta que as escolas estão fazendo nesses últimos anos. Mas voltando à Imperatriz, o enredo todo é emocionante, parece uma odisseia rumo à uma terra perdida. O enredo começa já quente com o verso "Raiou Cuara! Oby aos olhos de quem vê! Eu bato o pé no chão, é minha saudação". O samba se desenvolve bem e temos no refrão principal uma brincadeira divertida com as palavras "de verde e branco "treme" o povo do Pará" fazendo referencia ao ritmo. Na parte final, a letra atinge seu auge ao falar do Círio de Nazaré e com as passagens em primeira pessoa fica mais emocionante. A Imperatriz chegará com tudo na avenida!
   Confira a letra abaixo e o audio clicando aqui:

RAIOU CUARA!
OBY AOS OLHOS DE QUEM VÊ!
EU BATO O PÉ NO CHÃO, É MINHA SAUDAÇÃO,
LIVRE NA PUREZA DE VIVER!
SOPRA NO CAMINHO DAS ÁGUAS
O VENTO DA AMBIÇÃO!
O ÍNDIO, ENTÃO…
NÃO SE CURVOU DIANTE A FORÇA DA INVASÃO,
E DA COBIÇA FEZ-SE A GUERRA,
SANGRANDO AS RIQUEZAS DESSA TERRA!
CICATRIZOU, DEIXOU HERANÇA,
E O QUE FICOU ESTÁ EM CARTAZ…
NA PASSARELA, “ESTADO” DE AMOR E PAZ!

SIRIÁ… CARIMBÓ… MARUJADA EU DANCEI!
NO BALANÇO DA MORENA… ME APAIXONEI!
O BOM TEMPERO PRO MEU PALADAR…
DE VERDE E BRANCO “TREME” O POVO DO PARÁ!


A ARTE QUE BROTA DAS MÃOS,
DOM DA CRIAÇÃO, VEM DA NATUREZA…
DA JUTA TRANÇADA EM MEUS VERSOS
SE FAZ POESIA DE RARA BELEZA!
OH! MÃE… SENHORA, SOU TEU ROMEIRO,
A TI DECLAMO EM ORAÇÃO:
OH! MÃE… MESMO SE UM DIA A FORÇA ME FALTAR,
A LUZ QUE EMANA DESSE TEU OLHAR
VAI ME ABENÇOAR!

NO NORTE A ESTRELA QUE VAI ME GUIAR,
EXEMPLO PRO MUNDO: PARÁ!
O TALISMÃ DO MEU PAÍS,
A SORTE DA IMPERATRIZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário