domingo, 2 de dezembro de 2012

Viva o samba!

   
   Samba - do angolano semba - um estilo de música estritamente brasileiro. Começou lá em antigamente com as rodas de capoeira nas senzalas ou até muito antes. Foi sendo aperfeiçoado, se espalhando pelo Brasil e ganhou um dia nacional. Um samba é ginga, é história, é emoção, é arte. Muita gente conhece, muita gente curte. É a voz do povo!
      Sua melodia é envolvida pela bateria (salve mestre André) com seus tambores, surdos, tamborins, caixas, repiques, chocalhos, agogôs e toda essa inovação que nos guia a um caminho de alegria e paz no espírito.
   Desde "Pelo telefone" muitos sambas ganharam fama na boca do povo e podemos citar muitos facilmente: Quem não conhece "Ratos e urubus, larguem minha fantasia", "Peguei um Ita no norte", "E por falar em saudade" ou "Liberdade, liberdade... abra as asas sobre nós!", "É hoje" e muitos outros? Grandes sucessos como "samba da benção",  "A batucada de nossos tantãs", "Trem das onze" entre outros. E recentemente "É segredo". Como não falar de samba e não falar de suas lindas vozes? Carmem Miranda, Clara Nunes, João e Diego Nogueira, Cartola, Nelson Cavaquinho, Jamelão, Neguinho da Beija flor e muitos outros que estão conosco ou já foram emocionar o céu com seus timbres.
   Seja ele samba-enredo, samba de gafeira, samba-canção, samba de raiz, samba-rock. Hoje é seu dia, vamos sorrir, cantar e sambar com orgulho!
FELIZ DIA DO SAMBA!
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário