domingo, 31 de março de 2013

Dança das cadeiras 2014 - vai e vem das escolas de samba

Renovações? Saídas? Ressentimentos? Estranheza? Inovações? Bem vindos ao pós carnaval, uma verdadeira dança das cadeiras onde alguns trocam, outros se garantem. Todo ano é assim e sempre vem com surpresas. Confira ai as transações diretamente do site sambasul.com (link aqui):

Salgueiro
Entra: Marcella Alves (porta-bandeira)
Sai: Gleice Simpatia (porta-bandeira), Anderson Abreu (diretor de carnaval)
União da Ilha
Entra: Thiago Diogo (mestre de bateria), Jaime Arôxa (coreógrafo comissão de frente)
Sai: Riquinho (mestre de bateria), Almir Frutuoso (diretor de harmonia)
Mangueira
Entra: 
Sai: Marcella Alves (porta-bandeira), Zé Paulo (intérprete), Cid Carvalho (carnavalesco), Raphael (mestre-sala)
Vila Isabel
Entra: Tavinho Novello (diretor de carnaval), Cid Carvalho (carnavalesco)
Sai: Marcelo Misailidis (coreógrafo comissão de frente), Julinho e Rute Alves (mestre-sala e porta-bandeira), Tinga (intérprete), Rosa Magalhães (carnavalesca)
Grande Rio
Entra: Milton Perácio (presidente), Fábio Ricardo (carnavalesco), Ricardo Fernandes (diretor de carnaval)
Sai: Edson Alexandre (presidente), Tavinho Novello (diretor de carnaval), Roberto Szaniecki (carnavalesco)
Mocidade
Entra: Sérgio Lobato (coreógrafo comissão de frente), Rogerinho e Lucinha Nobre (casal mestre-sala e porta-bandeira), Anderson Abreu (diretor de carnaval), Almir Frutuoso (diretor de harmonia)
Sai: Alexandre Louzada (carnavalesco), Feliciano Jr. e Squel (mestre-sala e porta-bandeira)
Portela
Entra: Alexandre Louzada (carnavalesco)
Sai: Alex Fab (diretor de carnaval), Paulo Menezes (carnavalesco)
São Clemente
Entra: 
Sai: Fábio Ricardo (carnavalesco), Renato Vieira (coreógrafo comissão de frente)
Unidos da Tijuca
Entra: 
Sai: Ricardo Fernandes (diretor de carnaval), Marquinhos e Giovana (mestre-sala e porta-bandeira), Bruno Ribas (intérprete)
Beija-Flor
Entra: Marcelo Misailidis (coreógrafo comissão de frente)
Sai: 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Vila Isabel tem saídas para 2014, Rosa Magalhães é surpresa

   
   O carnaval de 2013 terminou e com isso chega a famosa "dança das cadeiras" onde as escolas dispensam e contratam profissionais para seu proximo carnaval. É de se esperar que a campeã mantenha o mesmo grupo para o carnaval seguinte, pois "time que está ganhando não se mexe". Mas não está sendo assim na Vila Isabel.
   A escola anunciou neste dia de hoje (25/03) a dispensa do primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira Julinho e Rute, que já ganharam estandarte de ouro inclusive na escola após 10 anos, e por incrível que pareça a carnavalesca Rosa Magalhães desligou-se da escola por meio de uma carta. A porta bandeira Rute disse em entrevista ao site SRZD que o casal queria sair antes do carnaval de 2013. Semana passada o responsável pela comissão de frente, Marcelo Misailidis, também se desligou da escola. Ninguém divulgou os motivos da saída da escola de Noel.
   Muitas pessoas já começam a rogar suas mandingas para a agremiação, mas o momento não é disso. Temos que ter em mente que a escola está passando por mudanças e temos que apoiar, pois a Vila assim como outras escolas não é formada apenas de famosos, mas de uma comunidade guerreira e apaixonada. Avante Vila!
  • Links das matérias:
  1. saída de Rosa Magalhães aqui
  2. entrevista com Rute aqui

sábado, 23 de março de 2013

Imagens carnaval Rio de Janeiro 2013

Para terminar com as postagens dos desfiles do carnaval de 2013 selecionei algumas imagens que ganharam uma atenção à mais na mídia. Fotos de alas e de alegorias que marcaram os desfiles das 12 escolas do grupo especial. Dá uma olhadinha só:









quinta-feira, 21 de março de 2013

Imagens carnaval 2013 São Paulo

Para terminar com as postagens dos desfiles do carnaval de 2013 selecionei algumas imagens que ganharam uma atenção à mais na mídia. Fotos de alas e de alegorias que marcaram os desfiles das 14 escolas do grupo especial. Dá uma olhadinha só:

quarta-feira, 20 de março de 2013

Momentos Vivendo Carnavais

   Após escrever sobre os desfiles do Grupo Especial, vou selecionar alguns momentos que marcaram o carnaval de 2013 com direito à samba, ala e momento injusto. Será que a avaliação baterá com a sua? Dê uma conferidinha ai embaixo:

PRÊMIO LUXO: O prêmio luxo desse ano vai novamente para a Rosas de Ouro e seu maravilhoso desfile sobre as festas no mundo. O carnavalesco Jorge Freitas não economizou no acabamento e na riqueza de detalhes , fazendo um show no desfile da roseira.
COMISSÃO DE FRENTE GENIAL: A melhor comissão de frente vai para a Imperatriz Leopoldinense que trouxe o santuário Oby (verde) diretamente das florestas do Pará. Os componentes vieram com uma fantasia muito criativa que ostentava um botão de flor, faziam parte da natureza e construíam o muiraquitã na avenida. Destaque também para Fafá de Belém!
 

INOVAÇÃO: Como falar em inovação e não falar nas baterias da mangueira? Há quem diga que foi a causa do atraso, mas foi um show à parte dos mestres e dos componentes da Surdo Um. Quando elas trocaram levaram o público ao delírio. Parabéns!
SAMBA NA PONTA DA LÍNGUA:Alguém ai duvida do potencial do samba da Vila Isabel? O samba ganhou a boca dos foliões com seus versos simples e contagiantes e foi considerado “kizomba da roça”. Não é à toa que ganhou estandarte, merecido.
MOMENTO INJUSTO:Acho que mais que criticar o buraco na beija-flor, que pode ser explicado por não ter sido em frente à cabine de jurados, eu acho que a injustiça foi o rebaixamento da Mancha Verde. A escola veio com um conjunto de alegorias muito alegre e bem acabadas, um samba lindo sobre Mário Lago, não merecia o rebaixamento

TRISTEZA NA FOLIA: Destaco aqui o infeliz falecimento de um componente da X-9 paulistana que durante o desfile passou mal, chegou a ser socorrido mas não resistiu.
VOZES DO SAMBA: Vou destacar duas vozes que nesse carnaval de 2013 deram um show. Neguinho da Beija-flor como sempre mostrou que é dono de uma das vozes mais imponentes do carnaval. Ernesto Teixeira além de ter cantado muito, fez parte da parceria do samba vencedor da Gaviões de 2013. Parabens aos tenores do carnaval!
 

CORAÇÃO DO SAMBA: Bossas no ritmo de Jongo e Charme deram o estandarte de ouro de melhor bateria à tabajara do Samba, a bateria da Portela, pelo segundo ano consecutivo.  A bateria da Tatuapé veio com uma fantasia simples e simpática simbolizando o mascote da escola e levantou o público na abertura do carnaval de São Paulo, principalmente na parte do samba “chora, é um Brasil inteiro a cantar”.


domingo, 17 de março de 2013

Desfile Vila Isabel 2013

 

   A Unidos de Vila Isabel fechou os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro com um samba que homenageou o homem do campo, assinado pela carnavalesca Rosa Magalhães

   Antes mesmo do carnaval, a escola estava na boca do povo devido ao samba escolhido para 2013 da autoria de Arlindo Cruz, Martinho da Vila, André Diniz, Leonel e Tunico da Vila que encantou com a simplicidade e a beleza. No dia do desfile o lindo samba foi cantado forte enquanto amanhecia. O galo cantava no samba e no abre-alas que trouxe o sol e a terra, o início da colheita. Julinho e Rute, mestre-sala e porta bandeira, vieram vestidos elegantemente de espantalho e plantação de milho respectivamente.
Um grande tatu bola destacou a luta do homem contra as pragas, que voltaram na alegoria seguinte.

Os girassóis coreografados de Carlinhos de Jesus e o arraiá da bateria também contribuíram para os gritos de "é campeã". A escola sagrou-se campeã do carnaval carioca.




Desfile Imperatriz 2013


   A Imperatriz Leopoldinense foi a penultima escola a desfilar no carnaval de 2013. A escola levou para a Sapucaí um enredo sobre o estado do Pará assinado por Cahê Rodrigues.
   
Depois da homenagem à Jorge Amado, a escola de Ramos mostrou garra ao falar sobre o estado do Pará. O desfile contou com a presença de Gaby Amarantos, Dira Paes e outras personalidades. A comissão de frente trouxe o santuário Oby onde a estrela maior era ninguém menos que Fafá de Belém que agitava a bandeira de seu estado. 

Depois dos gaviões do primeiro casal, o abre-alas trouxe a coroa imponente no meio da fauna do estado. As alegorias e fantasias estavam bem acabadas e algumas como a ala das baianas misturava palha em seus adereços. Os carros do teatro da paz e do festival tecno show foram muito bem recebidos pela crítica. O desfile da Imperatriz seguiu de forma muito organizada e terminou com uma grande romaria à Nossa Senhora de Nazaré com Fafá novamente em cena, desta vez muito emocionada.

 A agremiação ficou em 4º lugar e voltou ao desfile das campeãs.




quinta-feira, 14 de março de 2013

Desfile Grande Rio 2013


   A Acadêmicos do Grande Rio foi a quarta escola a desfilar, já na madrugada de terça feira. A escola levou um tema dificil de carnavalizar: A disputa pelos direitos dos royalties do petróleo do carnavalesco Roberto Szaniecki.

   Com um enredo de cunho social, o que se viu foi um desfile que começou bem mas não conseguiu ter uma mesma linha de qualidade. A comissão de frente fez um resumo do desfile, mostrando desde quando o petróleo é achado até quando vira combustível de automóveis. O abre-alas veio com uma grande plataforma, cheio de efeitos. Os carros eram grandes, porém tinham problemas de acabamento e de criatividade. A bateria invocada inovou com paradinhas e fez até uma avalanche em uma de suas bossas. O último setor da escola chamou muita atenção por vim todo iluminado com LEDs, apesar de alguns não conseguirem acender. Com tudo, a escola de Duque de Caxias ficou com a sexta colocação; Confira algumas fotos: 





terça-feira, 12 de março de 2013

Desfile Beija-flor 2013


   A escola de Nilópolis foi a terceira escola a entrar na Sapucaí na noite de segunda-feira de carnaval. A Beija-flor veio com um enredo sobre o cavalo Mangalarga Marchador.
   Fazendo justiça ao apelido de "deusa da passarela" a Beija-flor se mostrou imponente já na comissão de frente que trazia um enorme tripé do dragão de São Jorge, que foi representado por um componente da comissão. O cavalo mecânico do santo guerreiro teve um problema antes de entrar na avenida e foi empurrado durante todo o desfile. Em seguida o brilhante casal Claudinho e Selminha Sorriso fizeram o passo do mangalarga em sua coreografia. Neguinho da Beija-flor foi mais uma vez (e sempre será) o destaque do desfile cantando o bom samba. As alegorias e as fantasias da agremiação vieram luxuosas em bem acabadas como sempre, mas o cavalo de troia de uma das alegorias raspou em um viaduto e a penúltima alegoria desacoplou e abriu um buraco no desfile. Apesar disso a escola sagrou-se vice-campeã. Confira algumas fotos: