segunda-feira, 2 de junho de 2014

Enredo da Rosas de Ouro para 2015 terá contos encantados

   
   Após ser três vezes vice-campeã do carnaval de São Paulo e de ser prejudicada por uma tempestade enquanto se concentrava para desfilar, a Rosas de Ouro embarcará numa viagem encantada para 2015. Com o enredo "Depois da tempestade, o encanto" assinado por Jorge Freitas, a escola quer buscar seu oitavo título e não ficar mais na segunda colocação. O intérprete Darlan Alves publicou uma música em referência ao novo enredo. Confira o vídeo aqui.
créditos de imagem: S. Rosas de Ouro
"DEPOIS DA TEMPESTADE, O ENCANTO!"

Uma história de coragem e perseverança pela conquista dos nossos sonhos.

Observações:

* Os contos encantados serão nossos guias porque com sua magia e seus prodígios, eles lançaram sobre nós um encantamento inesquecível, capaz de durar a vida inteira

* Coragem e perseverança constituem as duas qualidades mais importantes que os heróis e heroínas dos contos de fadas devem ter. Eles só conquistam a felicidade depois de superar muitos obstáculos e enfrentar duras tribulações.

* Para vencer as tempestades da vida (abertura), precisamos unir as forças que habitam em nós.

ABERTURA: "Uma Louca Tempestade"

Rosa, personagem principal de nossa história, mora num país onde durante quatro dias do ano o povo faz a maior festa popular do mundo, o Carnaval.

Abrem-se as cortinas do palco da maior espetáculo da terra. Rosa vem na abertura do cortejo e traz consigo seres mágicos que com ela pedem passagem para a grande festa começar.

Logo no início do cortejo carnavalesco, uma grande tempestade escurece o céu e se precipita sobre o cortejo na forma de pedras de gelo (Como a tempestade que se precipitou sobre nós na concentração antes do desfile do Carnaval 2014). Rosa se impressiona com as assustadoras nuvens negras que invadiram o céu formando figuras que lembram feiticeiros.

"A força da tempestade magicamente transporta Rosa para uma outra dimensão, onde encontrará personagens dos contos encantados, que lhe mostrarão como vencer os desafios, e que lhe apontarão o caminho para a consagração".

PRIMEIRO SETOR: "Na Terra do Nunca"

Já em outra dimensão, Rosa, sob os olhos da noite admira as estrelas que brilham, e que se movem de uma maneira especial fazendo um espetáculo de encanto e magia.

Como num toque de fada, parecem querer anunciar que algo especial iria acontecer, e aconteceu mesmo! Porque logo surgiu Peter Pan acompanhado de sua sombra que se rebelara.

* Não se assuste Rosa! - disse Peter- Luz e Sombra temos todos. Hora nos guiamos pela nossa luz, hora nos deixamos arrastar por nossas sombras. Quem vencerá esta batalha? É uma questão de escolha.

Ele queria leva-la voando para conhecer a inesquecível Terra do Nunca., mas Rosa sentiu um profundo calafrio de medo, que só cessou quando Peter lhe falou:

É natural que tenha medo! Saiba que até o grande e temido Capitão Gancho, sentia medo!

Muito amedrontado ele fugia de um gigantesco jacaré que havia engolido um relógio que fazia tic-tac.

* Muita gente em seu mundo também foge de tudo o que possa nos marcar a passagem do tempo, porque tem medo de se aperceber que talvez seja tarde demais para alcançar a realização dos seus sonhos.- comentou a fada que se aproximara.

Peter lhe estendeu a mão e a convidou para com ele voar dizendo:

* Quando a vida te apresentar uma grande dificuldade, como se você fosse obrigada a andar na prancha de um navio pirata, correndo o risco de ser jogada ao mar, faça como eu, acredite! Você pode voar!

Acreditando nas palavras de seu amigo, Rosa fechou os olhos e se pôs a voar!

SEGUNDO SETOR: "Aprendendo a jogar "

Rosa voou incansável e sem perceber chegou a um outro lugar.

Quando pousou, viu passar correndo bem à sua frente um coelho branco, que seguia sempre a olhar as horas no relógio, como um alucinado escravo do tempo. Rosa reconheceu nele o comportamento de tantas pessoas de seu mundo que passam a vida correndo contra o tempo, sem tempo para apreciar a vida, curtir os momentos e as pessoas...e quando se dão conta... percebem que este tempo que passou, não voltará nunca mais.

Rosa o perseguiu até que se deparou com Alice, o Chapeleiro Maluco e com um Exército de Cartas que escoltava a louca Rainha.

De repente a Rainha ordena: Cortem lhe a cabeça!.

Sem entender direito Rosa pergunta:

* Mas a cabeça de quem vocês irão cortar?

* A sua minha cara! Falou a rainha apontando para ela

* Mas isso não é justo! - protestou Rosa indignada- Eu nada fiz de errado!

* Mas aqui neste país, quem dá as cartas sou.- respondeu a Rainha

Foi então que Alice falou:

* Rosa, qualquer coincidência não é mera semelhança! Aqui no País das Maravilhas como em seu mundo os julgamentos não são sempre justos, e muitas vezes tudo mais parece um jogo de cartas marcadas. Mas, faça como eu! Não aceite a injustiça, não se cale diante dela, batalhe para estabelecer a verdade, e se preciso for, enfrente até um exército de cartas e os desmandos de uma Rainha Louca.

Rosa confessou que muitas vezes se sentia pequena demais para enfrentar certos desafios, e Alice a consolou dizendo que também já se sentira assim um dia, mas foi no País das Maravilhas que ela aprendeu que há o momento certo para tudo. Numa hora devemos nos agigantar e noutra hora podemos nos fazer pequenos para vencer um desafio.

* Faça como a Lagarta! Perceba que para se fazer uma profunda mudança é preciso deixar para trás o que já não nos cabe mais - disse o Chapeleiro

* A vida é como uma gigantesca e fabulosa partida de xadrez - completou Alice apontando para trás de Rosa.

Quando Rosa se virou , avistou um gigantesco tabuleiro, com as peças de xadrez jogando um verdadeiro Jogo de Encantos.

* Para entrar no jogo precisa primeiramente saber quem você realmente é neste jogo, um peão? É uma torre? Um cavalo? - Falou o Coelho

* Se você realmente quiser vencer no jogo da vida, chegar ao xeque mate, não fique parada, avance, faça uma jogada, ouse, se arrisque, mude de lugar! Falou o chapeleiro

* E lembre-se que a única forma de se chegar ao impossível, é acreditar que é possível! - completou Alice

Quando ia entrar no jogo, Rosa percebeu que estava desaparecendo, como se fora o gato de Alice.

TERCEIRO SETOR: "O amor tudo vence"  

Quando voltou a aparecer estava num triste jardim repleto de folhas secas.

Na verdade o jardim espelhava a vaidade de um arrogante príncipe que fora enfeitiçado e transformado numa horrenda fera.

Demorou algum tempo, mas ele acabou aprendendo que os frutos que estamos colhendo, são o resultado do que plantamos com nossas próprias ações, e quando não nos apercebemos disso, acabamos nos revoltando e fazemos vir à tona a fera que há em nós , nos tornamos tiranos, solitários e cheios de rancor.

A única alegria da Fera, eram os momentos que passava ao lado de uma bela moça. Por amor ao seu pai, Bela se sacrificou indo morar no castelo da Fera como uma prisioneira, e como ela, nós, em alguns momentos, talvez precisemos abrir mão de nossos desejos, por quem, ou pelo o que amamos, assumindo para nós a responsabilidade de resolver um problema.

* Rosa - disse Bela - Assuma para si mesmo a responsabilidade da solução de seus problemas , acredite na pureza do amor como fonte da transformação. - Inspire-se na minha história, veja que foi a pureza do meu amor que desfez o feitiço, fazendo ressurgir o belo príncipe e as flores do jardim.

* Aprenda a enxergar as muitas faces de cada ser. - disse a Fera, - Veja que o belo pode estar por trás do feio, e que o bom pode estar por trás do ruim! Bela fez isto por mim, seu amor me trouxe novamente à luz da vida, e foi assim que tudo se transformou.

* O que parecia ser o pior para minha vida, acabou sendo o melhor, afirmou Bela - Assim também é em sua vida ! A tempestade que se abateu sobre você e que parecia ser o pior para sua vida, poderá ser o melhor, poderá te levar à conquista do seus sonhos, desde que você, aprenda com seus erros, se supere, se transforme e faça tudo com amor, porque o amor vence tudo!

Neste instante um lindo arco-íris se formou bem atrás deles, convidando Rosa para nele caminhar.

QUARTO SETOR: "Tudo está em nós"

Caminhando pelo arco-íris Rosa seguiu, e logo avistou que na outra ponta esperando por ela estavam Doroty, o Espantalho, o Homem de Lata, e o Leão, personagens de O Mágico de Oz. Eles ficaram sabendo da história de Rosa e já haviam sido avisados de sua chegada.

* Já que estou em Oz, será que o grande mágico poderia me ajudar? - perguntou Rosa ainda encantada por vê-los.

Dorothy respondeu que achava provável e todos juntos começaram a contar suas histórias, fazendo a maior balbúrdia enquanto caminhavam para ver o mágico.

* Chegamos! Eis a Cidade das Esmeraldas- disse o Espantalho feliz

A voz do Grande Mágico então ecoou:

* Eu sou o Grande Mágico de Oz! Quem é você? E o que quer de mim?

* Sou Rosa e quero lhe pedir...- Rosa meio intimidada tentou falar, mas foi interrompida pelo mágico que disse.

* Vamos parar com esta encenação! Você já conhece toda esta história decor. e salteado e sabe que eu não posso realmente 

fazer nada por você! Nem preciso!

Rosa ficou surpresa com a resposta afinal ele era o grande mágico e ela precisava voltar para sua terra, precisava terminar o cortejo carnavalesco.

* Veja bem - interrompeu novamente o mágico- Eu sou um homem comum, que apenas tem a habilidade de despertar o mágico nas pessoas- disse Oz

* É verdade! O mágico em nós! - disseram todos em uma só voz, enquanto Rosa calada nada entendia.

* Veja - explicou Oz- O que é uma tempestade em nossas vidas senão um desafio a ser vencido? Ou um teste para nos fazer 

acreditar em nossos talentos e em nossa força? Você se assustou com a tempestade, mas saiba que você pode vencer este desafio. Tudo está dentro de você! Está em você! Basta você acreditar!

* Veja o meu exemplo- disse o Espantalho- eu achava que precisava de um cérebro, mas já tinha um que me fazia ter as melhores ideias para vencer os desafios.

* E eu - disse o Leão - que me achava medroso, e me mostrei tão corajoso ao longo de toda a aventura sempre que foi preciso.

* Eu queria ter um coração -disse o Homem de Lata- E mesmo sem saber já era o mais amoroso e devotado de todos. Como um homem sem coração seria capaz de amar tanto assim se já não tivesse um coração?

* E eu que sobrevivi a um tufão! - disse Dorothy- E se eu sobrevivi, você também pode sobreviver a uma tempestade de pedras de gelo, e pode conquistar seus sonhos !

* Qual o seu maior sonho? O que deseja? - perguntou o mágico

* Quero voltar para casa, quero a vitória, quero a consagração! - respondeu Rosa

* Então vá, é hora do Show! - falou o mágico- Acredite em você! Trabalhe junto com seus amigos, como fizeram Dorothy, o Espantalho, o Leão e o Homem de Lata. Juntos vocês são mais fortes!

* Siga pela estrada dos tijolos amarelos que ela te levará ao encontro do seu destino! - Disse o Espantalho

Rosa se despediu e correndo pela estrada chegou de volta ao mesmo lugar e no mesmo instante onde tudo começou.

Ela olhou para seus colegas, e como se tudo não tivesse passado de um lindo sonho, seguiu mais consciente, confiante e feliz seu cortejo.

E SERÁ ASSIM!

BEM MAIS FORTE E UNIDA , COM FÉ E CORAGEM,

QUE A ROSEIRA ENCANTADA

VAI FLORESCER MAIS UMA VEZ NA AVENIDA,

FORMANDO NO PALCO DO ANHEMBI UM LINDO ARCO-ÍRIS

QUE NOS LEVARÁ À CONQUISTA DO NOSSO SONHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário