segunda-feira, 20 de abril de 2015

Gaia - O enredo que não pode parar num carnaval

  Para o carnaval de 2014 o Acadêmicos do Salgueiro escolhe "Gaia - A vida em nossas mãos" como enredo para seu desfile. Muitos trataram o enredo como sendo algo exclusivamente africano, a carnavalesca Márcia Lage até apareceu à público para falar que não se tratava somente de algo afro e que a escola iria chamar novamente atenção. E foram feitas as palavras dela.
  A sinopse já dizia: Para o carnaval de 2014, os Acadêmicos do Salgueiro abraçam um tema atual e presente: o nosso envolvimento com o Planeta Terra, que é a nossa casa, o nosso território, onde a vida acontece e até onde o sabemos, de forma única em todo o Universo conhecido. A escola fez, como dizia a letra do samba, "um alerta ao mundo inteiro". O desfile foi bastante ecumênico, unindo povos, crenças e lendas em prol da sustentabilidade para salvar nosso planeta. A comissão de frente misturava de cara orixás com shiva numa representação da criação do mundo. A africanidade foi muito bem representada no abre-alas da escola com a criação do mundo.
   Renato, Márcia e toda equipe do salgueiro foram além. Juntaram os povos com os elementos com os quais se identificavam. Aos asiáticos, a água
   Aos hindus o ar
   Aos pré colombianos o fogo
   Todos foram convidados a cantar "na sutileza dos seus versos todo o encanto do universo" e o público abraçou a ideia. O samba ecoou, foi muito bem cantado no sambódromo no ensaio e no desfile oficial também. Estandartes de ouros, prêmios em sites e reconhecimento do público. Mas o título não veio dos jurados. Porém, não podemos deixar que a mensagem que esse enredo passa morra no meio do caminho. Mais importante que o título de carnaval é a consciência de que todos independente da origem precisam ter sobre nossa situação. Gaia não pode parar em um carnaval, somente. Como diz o samba: "É uma questão de querer, aprender a cuidar e saber preservar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário