domingo, 15 de abril de 2012

Enredos "combinados"

   Hoje falarei de um fato um pouco curioso: A escolha de um mesmo enredo por duas escolas. Eu coloquei o nome irônico de enredo combinado, pois em meio a tantos temas, é estranho duas escolas terem a mesma fonte. Mas nem por isso é ruim!
   Vendo por outro lado, serão duas maneiras de se abordar um mesmo tema. Recentemente, aconteceu esse ano de Imperatriz e Mocidade Alegre estarem homenageando Jorge Amado. Mas as visões foram completamente diferentes, o que tornou a abordagem mais interessante. Em 2008 tivemos a Vila Maria e a Porto da Pedra que falaram dos 100 anos da imigração japonesa. Outra vez, duas formas diferentes e únicas de se demonstrar um enredo. E um fato curioso aconteceu também em 2008: Águia de Ouro e Tucuruvi, ambas de São Paulo e desfilando na mesma noite, levaram o sorvete como tema! Eu achei impressionante essa coincidência, e você?
   Muitas pessoas acham que um tema em duas escolas necessariamente acarreta nas mesmas coisas. Mas o caminho tomado pelos carnavalescos, a sinopse, o samba criado pelos compositores... são todos diferentes e contribuem para mostrar o quanto o carnaval é uma caixinha de surpresas. Mesmo acontecendo de uma obter colocação melhor (aconteceu nas três ocasiões), é sempre bom olhar duas opiniões a cerca de um mesmo tema. Você não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário