sábado, 14 de abril de 2012

Salve a África e os orixás!

   Dando continuidade às postagens sobre os enredos, vou dar enfase hoje na áfrica e nos orixás. A África é hoje reconhecida como berço dos humanos e berço do samba e ganha cada vez mais espaço nos desfiles das escolas de samba. Parece uma rotina, mas é uma rotina muito bela: As belezas e as crenças, as origens e a raça são retratadas e ano após ano aparece uma áfrica nova que não conhecemos.
   Como não lembrar do desfile de 1988 da Vila Isabel, um grande desfile feito pela manhã, cheio de estampas e sem "brilho"? E a alma desse desfile foi recriada em 2012 num enredo sobre a Angola. Em 2007 a beija-flor encantou a avenida num enredo sobre as origens e abusando do luxo sagrou-se campeã. Esse ano de 2012, a Tucuruvi fez um lindo desfile falando sobre a "áfrica que ninguém viu"e em 2007 tivemos o impecável "Candaces" do salgueiro.
   E os orixás? Todos os anos temos suas bençãos. Esse ano, três comissões de frente (mangueira, mocidade alegre e mancha verde) tiveram os orixás como tema. O abre-alas da Imperatriz trazia Iemanjá tão majestosa como na Rosas em 2005. Em 2009 a Viradouro e em 2012 a mocidade alegre reservaram alegorias para Xangô enquanto mamãe Oxum apareceu na Camisa e novamente na morada do samba, só que em 2010.
   É tudo tão bonito que, mesmo sendo retratados por todas as escolas, cada uma tem um jeito diferente e sempre há algo novo. A África é o coração dos sambistas que todos os dias é abençoado pelos orixás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário