sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Rio de Janeiro 2013: Uma viagem inédita de encontro ao povo!

Senhoras e senhores, meninos e meninas. Vocês já devem saber que as 12 escolas de samba do grupo especial escolheram seus temas para o próximo carnaval. As apostas, são os enredos que são direcionados ao público, onde os espectadores poderão interagir. Então, é com grande orgulho que vou levá-los a uma viagem entre os enredos.
  • Podemos começar esse enredo bem longe, nas terras da Coreia do Sul, enredo da Inocentes. Lá, poderemos ver o milagre do rio Han enquanto nossa viagem é protegida por dragões, ursos, tigres. Um enredo que se for bem trabalhado pode render a escola a permanência no especial, tudo vai depender da abordagem do enredo. 
  • Vamos partir para a Alemanha, a terra encantada, enredo da Tijuca, atual campeã do grupo especial.  Será uma abordagem interessante, pois muitos veem o país só como terra da cerveja, de loiros, do nazismo... Para defender o caneco, Paulo Barros terá que suar a camisa este ano. Quando lembro da Alemanha de Beethoven, a imagem do carro abre-alas de 2006 me vem à cabeça. Será que podemos esperar algo parecido? Só em fevereiro vamos descobrir.
  • Chegando ao Brasil pelo norte, a Imperatriz trará o estado do Pará para a marquês. Cahê e sua equipe se inspirará em lendas místicas como a do muiraquitã para recuperar seu lugar entre as grandes. Se a escola voltar com seus sambas e comissão de frente impecáveis, a imagem de 2012 se apagará e a escola pode até conseguir um bom lugar.
  • Cuiabá será tema da Mangueira.  A escola pode surpreender com essa proposta. A sinopse já me deixou curioso, fazendo alusão a uma viagem de trem pela cidade. O interessante é que a escola parte do proprio bairro e nos transporta para o paraíso no centro da américa. Fiquei até com vontade de andar de trem, e você? Cid Carvalho terá que diminuir um pouco o rosa para encaixar o enredo. Todos estão bem confiantes na verde-e-rosa, quem sabe não podem voltar a vencer?
  • Mangalarga Marchador será o enredo da Beija-flor.  A equipe de Laíla tem um prato cheio, que trará a história do cavalo junto da humanidade, podendo muito bem deixar seu luxo correr solto pela sapucaí, pois será uma aventura por grandes reinos, deuses e ciganos. Duvida para alguns, certeza para outros, o enredo da beija vai dar o que falar, desde que não junte mais os sambas finalistas.
  • Chegando ao Rio de janeiro, a Grande Rio trará um enredo sobre royalties do petróleo. Sinceramente não me parece uma boa, muita gente se desinteressa com o assunto. Mais uma vez vai depender da abordagem do carnavalesco. Eu acho que se o Roberto falar um pouco da historia do petróleo poderá ajudar, mas acho o enredo meio "forçado", não é a cara da grande rio. Onde as estrelas vão desfilar? Em meio a oleodutos e bombas de gás?
  • Agora vem o que eu chamo de enredos para o público:
  • Vila Isabel trará o meio rural para a avenida em seu desfile. Combina com a Rosa Magalhães. A escola está forte, motivada pelo grande carnaval sobre Angola de 2012. O desfile pode prometer, enchendo dos olhos dos amantes das tradições, da simplicidade. E como a Rosa deixa tudo com um toque leve e luxuoso, a escola é perigosa para as co-irmãs. "Bota água no feijão" que a Vila vem ai!
  • Continuando no Rio, a Mocidade falará sobre o Rock In rio. Falar de música é sempre uma boa, ainda mais do rock que tem muitos fãs. Pode ser uma boa aposta do carnavalesco Alexandre Louzada. Será um desfile rico, ainda mais com um grande carnavalesco. Vamos esperar para que padre miguel pare de conquistar 7º, 9º, 11º lugares.
  • A Portela vem com duplo aniversário, cantando os 400 anos do bairro de Madureira e os 90 anos da agremiação. Com "Madureira... onde meu coração se deixou levar", a escola promete levar o publico a encher os pulmões para cantar as origens do samba. Paulo Menezes pode fazer mais um bom trabalho, que tem um tema leve assim como seus trabalhos. Boa sorte!
  • A União da Ilha vem com um dos melhores enredos de 2013: Vinícius de Moraes. Alex de Souza poderá se esbanjar num desfile colorido, do jeito que ele gosta. O "poetinha" pode ser realmente uma carta na manga, juntando o clássico com o profano, união que já provou dar certo no mundo do carnaval. Mais um enredo rico de 2013, sem dúvida!
  • O Salgueiro falará de fama. Não, não será sobre celebridades. Mas sobre conquistar a fama, sobre grandes personalidades da nossa história, de antes da televisão e durante a televisão. Em busca dos 15 minutos de fama, os reality shows... O casal Renato e Márcia Lage poderão concertar o que deu errado em 2011 e com seus carros enormes e magníficos buscar o titulo, pois fama de grande já tem.
  • Novelas. Vamos terminar nossa viagem literalmente de encontro ao público. Na sala ou no quarto, s São Clemente canta "Horário nobre" e cai nos braços do povo. Novelas que mais encantaram o brasileiro ganharão lugar na irreverência da escola da Zona Sul. Fabio Ricardo poderá nos encantar novamente com as cores, como em 2012 no enredo sobre os musicais. Uma grande aposta com certeza
E como eu disse por ai na internet: Vamos esperar os sambas campeões para que possamos encher os pulmões ao canta-los. A disputa só está começando, venha ver!

Um comentário:

  1. Adorei o resumo!!! Tô ansiosa pro Carnaval Carioca!!! Adoro o Salgueiro e quando não desfilo, tento comprar ingressos pro camarote do carnaval do Rio de Janeiro. Mas sempre estou participando desse espetáculo de pertinho

    ResponderExcluir