segunda-feira, 30 de abril de 2012

Revivendo sambas antológicos 10

Tá todo mundo louco! E é nesse embalo que eu trago para vocês o samba da Porto da Pedra de 1997: "no reino da folia, cada louco com sua mania!" Sem dúvida um grande carnaval assinado por Mauro Quintaes que rendeu à agremiação uma expressiva 5ª colocação entre as 16 do grupo especial. Confira a letra:


Outra vez o Tigre mostra as garras na avenida
E doido pra ganhar o carnaval
Faz parecer bem natural
A loucura que é essa vida
Nem todos os que aqui estão são loucos
Nem todos que são loucos, aqui estão
Neste reino da insanidade
A teimosia e a vaidade dão as mãos
E Dona Maria, primeira até no nome
Há de encontrar Napoleão
Assombrando a ópera em Paris
Um compositor fantasma condenado à solidão
O mal que era apenas aparente
Foi tomando a sua mente
Fruto do destino e da discriminação
Feito o galante Dom Quixote
Que a loucura idealista fez lutar até a morte
Raul, maluco beleza, há dez mil anos atrás
Já dava adeus a tristeza, pregando
O amor e a paz
Menino maluquinho pela idade
Do cinema até é tema, louca é toda criança
Nijinski, bailarino incomparável
Com certeza incurável na loucura pela dança
Tão louco quanto Bispo do Rosário
Fez do mundo um inventário para doar ao criador
Eu vi sair, de um pavilhão em São Gonçalo
Loucuras vindas de imaginários
Tão loucos quanto os que a gente já cantou
Eu canto, eu pinto, eu bordo
Sapucaí é a tela

Porto da Pedra enlouquece a passarela

quinta-feira, 26 de abril de 2012

vivendo carnavais - 1 ANO!

É com imenso prazer que comemoro 1 ano de postagens no blog vivendo carnavais. 1 ano na web, me dedicando para repassar ao mundo toda a magia do carnaval. No começo foi meio dificil, mas agora a situação está melhorando. São quase 3 mil acessos no total sendo uma média de 9 por dia! Mas não posso parar agora... O trabalho está só começando, ainda virão mais anos e mais carnavais incríveis com fatos inusitados para compartilhar.
Nessa edição comemorativa, vou fazer diferente... Vou postar um samba de minha autoria. Esse samba fala sobre a educação, como ela surgiu desde os homens das cavernas até hoje e como é importante para nós. Confira a letra:

Lápis e caneta na mão. O samba da educação!

O samba exerce o direito
De caminhar para o futuro
Construindo sonhos, lá vem ela!
Cante você o samba da educação

É uma história da humanidade
Desperta o homem em uma busca
Nas cavernas um rabisco, desenho
Traços de pedras em rituais
Da china imperial os monges
Reproduzem a sabedoria
O ninja leva com o vento
Unindo sons e gravuras, nasceu a escrita

Lendas, crenças e mistérios
Repassados em volta da fogueira
Fantasia, euforia e imaginação
Traduzindo o dom de contar

Livros foram impressos
Significados, paixões e ilusões
A leitura estimulando os sentidos
Prazer, emoção e satisfação
A lei do progresso, chave do amanhã...
Na era digital, a tecnologia é saber
Ainda tem gente que não tem
O prazer de sentir a educação
Olhai por eles oh meu senhor!
Proteja com minha oração em carnaval

Samba de luto: Dicró nos deixa aos 66 anos

Embora não ser da época de Dicró, reconheço como uma das grandes vozes do samba brasileiro. Conhecido pelo seu humor e irreverência no samba. Foi também integrante da Beija-flor e da Grande Rio. Fez sucesso como dramaturgo e em participações no programa "Fantástico" da Rede Globo, onde participava de quadros como repórter por um dia.
Voltando para casa sentiu-se mal e veio a falecer após um infarto. Dicró vai receber as bençãos do céu e se juntar à constelação do samba. Que Deus o acompanhe, aqui fica um abraço.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Porto da Pedra acerta com fábio ricardo

O tigre de São gonçalo fechou com o carnavalesco Fábio Ricardo para o carnaval de 2013. Ele que nunca trabalhou simultaneamente no grupo de acesso e no especial mostrou otimismo e disse que quer dar uma nova cara à escola. Ele que tem relações com a escola desde pequeno, disse "Espero que santo de casa faça milagre". Será que Fábio trará a porto da pedra de volta à elite? Vamos esperar para ver!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Enredos inéditos

Espelho, Hungria, humildade, mãos, tambor, segredos... Hoje a moda é inovação. E quando nos deparamos com enredos diferentes que nos levam a pensar o quanto o samba é versátil, damos de cara com grandes surpresas e nossas expectativas são superadas.
   2008. No anúncio do samba do Salgueiro, confesso que fiquei surpreso e me perguntei se daria certo. E as mãos de Renato Lage consagraram a escola com o título em um carnaval bem acabado, com carros enormes e simplesmente incríveis, principalmente o abre-alas. Em 2010 a mocidade alegre falaria sobre espelhos e com um samba entusiasmante levantou o público e quase levou o bi-campeonato. A escola foi atrás das lendas e dos costumes e inovou em um grande desfile. A Unidos da Tijuca se sagrou campeoníssima num enredo sobre os segredos da humanidade. Com a incrível comissão de frente que trocava de roupa em 5 segundos, com um carro abre-alas que parecia pegar fogo e com nave espacial de onde Michael Jackson saia.
   Em 2012 tivemos em são paulo a Vila Maria trazendo um enredo sobre as mãos (estou terminando de ouvi-lo) e devo admitir que foi uma aposta sensacional. E numa disputa veio a Mancha Verde trazendo dois carros com o desenho parecido num enredo sobre a humildade. A Rosas de Ouro foi a que mais surpreendeu num enredo tímido sobre a Hungria e levou a escola para o vice-campeonato num desfile luxuoso, bem acabado e que supera todas as expectativas de insucesso.
   São esses tipos de enredo que nos deixam cada vez mais curiosos a espera do desfile. Aquela expectativa só para ver como o (a) carnavalesco (a) vai se virar com um tema que nunca foi abordado, como o público reagirá, como os jurados darão as notas...Para 2013 teremos o enredo sobre as novelas (são clemente) e do cavalo mangalarga marchador (beija-flor). Que surpresas estarão guardas para nós?

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mancha Verde define data para lançamento de enredo e peruche já tem enredo

No dia 26 de maio a mancha verde irá lançar o enredo "Mário Lago - O homem do século XX" para o carnaval de 2013. Paulo Serdan (presidente da escola) disse ao site SRZD os motivos que levaram a mancha a fazer um enredo cultural brasileiro.
Enquanto isso a Unidos do Peruche  levará "O povo da floresta está em festa. A tribo da Peruche vai passar", um enredo que contará a história dos índios brasileiros, sua arte, mitologia, lendas e influências em nossa cultura e também fará homenagem aos 100 anos do festival de parintins. Parece ser um ótimo enredo. Boa sorte!

Imperatriz anuncia permanência de presidente e trio de carnavalescos

Nessa quinta feira (19) houve um processo eleitoral de apenas uma chapa, a do atual presidente que com votos populares conseguiu continuar o seu mandato que agora vai ser estendido até 2015. Entre seus anúncios, o presidente Luiz Drummond anunciou Cahê Rodrigues e os cenógrafos Mário Monteiro e Kaká Monteiro da Rede globo.
Cahê disse em uma entrevista que deve começar a trabalha na semana que vem e que a escola tem duas propostas de enredo com patrocínio.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Cavalo e café darão samba?

Estavam circulando boatos que o café seria o enredo da Beija flor para 2013 além do cavalo mangalarga. A equipe do SRZD veio saber dessa história e eu estou divulgando o resultado.
Um dos carnavalescos da escola, Fran Sérgio, disse que o enredo será mesmo o cavalo mangalarga. Disse também que a escola e o governo de Minas estão se entendendo.No entanto, os patrocínios não estão definidos.
Para quem não sabe, era no lombo do Mangalarga Marchador que os grãos de café eram transportado para as áreas de revenda, onde eram até exportados. O estado mineiro é um potente produtor de café e a beija flor terá muita história pra contar. Será que vai dar samba? vamos esperar pra ver!

domingo, 15 de abril de 2012

Enredos "combinados"

   Hoje falarei de um fato um pouco curioso: A escolha de um mesmo enredo por duas escolas. Eu coloquei o nome irônico de enredo combinado, pois em meio a tantos temas, é estranho duas escolas terem a mesma fonte. Mas nem por isso é ruim!
   Vendo por outro lado, serão duas maneiras de se abordar um mesmo tema. Recentemente, aconteceu esse ano de Imperatriz e Mocidade Alegre estarem homenageando Jorge Amado. Mas as visões foram completamente diferentes, o que tornou a abordagem mais interessante. Em 2008 tivemos a Vila Maria e a Porto da Pedra que falaram dos 100 anos da imigração japonesa. Outra vez, duas formas diferentes e únicas de se demonstrar um enredo. E um fato curioso aconteceu também em 2008: Águia de Ouro e Tucuruvi, ambas de São Paulo e desfilando na mesma noite, levaram o sorvete como tema! Eu achei impressionante essa coincidência, e você?
   Muitas pessoas acham que um tema em duas escolas necessariamente acarreta nas mesmas coisas. Mas o caminho tomado pelos carnavalescos, a sinopse, o samba criado pelos compositores... são todos diferentes e contribuem para mostrar o quanto o carnaval é uma caixinha de surpresas. Mesmo acontecendo de uma obter colocação melhor (aconteceu nas três ocasiões), é sempre bom olhar duas opiniões a cerca de um mesmo tema. Você não acha?

Rosas de Ouro e Mercedes Benz

Em conversa com o carnavalesco Jorge Freitas, eu trago em primeira mão (um pouco atrasado, mas com fonte própria) que a Rosas de Ouro terá patrocínio da Mercedes Benz para o carnaval de 2013. Segundo Jorge, essa ideia está de pé desde o ano passado e ganhará mais forças até dia 12 de maio, data da festa de lançamento do enredo. Os preparativos já estão começando e a rosas virá mais uma vez forte para ganhar o título do carnaval. Boa sorte e obrigado Jorge Freitas!

sábado, 14 de abril de 2012

Salve a África e os orixás!

   Dando continuidade às postagens sobre os enredos, vou dar enfase hoje na áfrica e nos orixás. A África é hoje reconhecida como berço dos humanos e berço do samba e ganha cada vez mais espaço nos desfiles das escolas de samba. Parece uma rotina, mas é uma rotina muito bela: As belezas e as crenças, as origens e a raça são retratadas e ano após ano aparece uma áfrica nova que não conhecemos.
   Como não lembrar do desfile de 1988 da Vila Isabel, um grande desfile feito pela manhã, cheio de estampas e sem "brilho"? E a alma desse desfile foi recriada em 2012 num enredo sobre a Angola. Em 2007 a beija-flor encantou a avenida num enredo sobre as origens e abusando do luxo sagrou-se campeã. Esse ano de 2012, a Tucuruvi fez um lindo desfile falando sobre a "áfrica que ninguém viu"e em 2007 tivemos o impecável "Candaces" do salgueiro.
   E os orixás? Todos os anos temos suas bençãos. Esse ano, três comissões de frente (mangueira, mocidade alegre e mancha verde) tiveram os orixás como tema. O abre-alas da Imperatriz trazia Iemanjá tão majestosa como na Rosas em 2005. Em 2009 a Viradouro e em 2012 a mocidade alegre reservaram alegorias para Xangô enquanto mamãe Oxum apareceu na Camisa e novamente na morada do samba, só que em 2010.
   É tudo tão bonito que, mesmo sendo retratados por todas as escolas, cada uma tem um jeito diferente e sempre há algo novo. A África é o coração dos sambistas que todos os dias é abençoado pelos orixás.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Apuração de São Paulo - escolas são punidas

De acordo com o site srzd carnavalesco, as escolas estão sendo punidas pelo ocorrido na apuração do carnaval desse ano. confira nota:

 Todas as escolas (22) são apenadas em 0,5% pela falha na segurança, responsabilidade das escolas (contratadas) com base no valor da verda recebida em 2012. No caso do grupo especial (14 escolas), o valor individual da multa é de R$ 3.387,38; no caso das escolas do grupo de acesso (8 escolas) o valor individual da multa é de R$ 1.914,60.
 
- As escolas Império de Casa Verde, Vai Vai, Gaviões da Fiel, Camisa Verde e Branco, Pérola Negra, Rosas de Ouro e Unidos de Vila Maria são apenadas em mais 0,5% pelo envolvimento no tumulto da apuração. No caso destas a multa total individual é de R$ 6.774,76.
 
- A escola Império de Casa Verde não receberá recurso da Prefeitura Municipal para a realização do Carnaval de 2013. Tiago Ciro Tadeu Faria, que vestindo uma camiseta da escola, invadiu o local da apuração e rasgou notas quando faltavam ser lidas apenas as atribuições dadas as agremiações dadas por dois jurados no quesito comissão de frente.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

O nordeste em cena!

   Deixando um pouco de lado as crônicas sobre as escolas de samba, vou falar um pouco dos enredos. E ouvindo um dos maiores sucessos do carnaval de 2012, o samba da salgueiro, resolvi falar do nordeste no samba.
   De uns tempos pra cá, o nordeste tem servido de base ou de tema para muitas escolas e tem dado certo. Desfiles impecáveis como Imperatriz 2001, Mangueira 2002, Rocinha 2010, Tucuruvi 2011, Salgueiro 2012, Portela 2012, entre outros ficaram na memória dos amantes do samba. E o mais legal é que as escolas não procuram retratar o cenário de seca e pobreza do sertão, mas mostram o lado colorido, alegre que muita gente esquece de lembrar.
   Nem sempre o nordeste em geral é retratado. Os estados da Bahia e de Pernambuco são os preferidos das agremiações. Mas não é padrão. Enredos sobre Piauí (Tom Maior 2006), Maranhão (Tucuruvi 2010 e beija flor 2012 - mais precisamente falando da capital) já apareceram no meio dos domínios baiano e pernambucano.
   E como não falar das inovações nas representações? Na salgueiro o xote foi incorporado na bateria e na tijuca foi o baião. A Tucuruvi trouxe em 2010 o reggae e também foi o recurso da beija-flor esse ano. A portela trouxe agogô, cavaco e uma imensa diversidade de sons e a imperatriz que tomou o nordeste de base trouxe o berimbau. A mangueira em 2002 levou as quadrilhas e a mancha verde em 2009 levou o forró e outros ritmos pernambucanos. Uma festa no meio do samba!
   No meio de tanta festividade e alegria, as escolas de samba nos surpreendem cada vez mais. Obrigado nordeste, por ser tão... NORDESTE!

Amigo fiel

O diretor de carnaval da Beija-flor, Laíla, anunciou o título do enredo da escola para 2013. "Amigo fiel", que é o título dessa postagem, é também o título do enredo que trará a história da raça do cavalo Mangalarga Marchador para a Marquês de Sapucaí. Laíla afirmou ainda na sua visita ao estado de minas gerais que o cavalo é um amigo fiel do homem. Agora é só esperar o resultado desse enredo inédito. Boa sorte!

domingo, 8 de abril de 2012

Portela cantará Madureira em 2013

Depois do sexto lugar em 2012 e de levar o melhor samba-enredo, a Portela anuncia que falará sobre a história de Madureira em 2013. Ainda sem titulo, a escola promete emocionar o portelense num enredo que mistura os 90 anos da escola e os 400 anos do bairro.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Desligamentos e acertos

A tradicional dança das cadeiras continua. Veja quem sai e quem fica nas escolas

- Igor Vianna se desliga da Tucuruvi
- Douglinhas e André Machado continuam na Pérola Negra
- Chico Spinosa continua na Vila Maria
- Cebola continua na Águia de Ouro
-Lane Santana desmente ida para a Imperatriz
-Mestre Paulão continua na renascer

...

São Clemente define enredo para 2013

Depois de afirmar a permanência do carnavalesco Fábio Ricardo, a São Clemente falará sobre as novelas da TV Globo. Com o título "Horário Nobre", o carnavalesco promete um desfile irreverente, grandioso e de bom gosto para falar sobre as telenovelas. Fábio que vai para o terceiro ano na escola revela grande expectativa para  fazer um belo desfile e novamente abrir a segunda noite de desfiles carioca.

domingo, 1 de abril de 2012

A maior escola de samba do planeta

"Chegou a garra, chegou a emoção... Chegou a Estação Primeira de Mangueira!" E é com esse bordão que falaremos da Mangueira. No manto verde-e-rosa tem muita história pra contar. Desvendar as 18 estrelas que bordam o pavilhão da escola não é tarefa difícil. Carnavais de 87 falando de Carlos Drummond de Andrade, de 98 falando sobre Chico Buarque e de 2002 com o maravilhoso enredo sobre o nordeste, a mangueira conquista fãs desde 1928 até os dias de hoje. Em 2008 assustou seus torcedores amargando uma 10ª colocação entre as 12 escolas mas logo voltou a emocionar, principalmente nos dois últimos anos. A escola de Cartola, Braguinha, Zé espinguela entre outros tem como marca registrada a bateria surdo um, que "desafia as leis das paradinhas" e traz o povo pra cantar consigo. Além disso, a marcação do surdo de primeira faz agente se levantar para sambar. Mesmo longe do título desde 2002, a mangueira sempre vem forte e abusa nas suas cores em seus desfiles, sendo também cotada como escola do povo, a maior escola de samba do planeta!