segunda-feira, 29 de abril de 2013

Chiquinho vence na Mangueira e anuncia novidades

   Ontem, dia 28/04, foi aniversário da Estação Primeira de Mangueira. Mais do que isso, durante o dia inteiro ocorreram as famosas eleições presidenciais. Três chapas estavam concorrendo: Raízes da Mangueira de Percival Pires, Mangueira muda de novo de Chiquinho da Mangueira e Levanta mangueira de Raymundo de Castro. E por volta das 21:00 foi anunciado que Chiquinho seria o presidente do triênio 2013-2016 depois de conseguir 52% dos votos válidos.
foto:divulgação
   Com o favoritismo confirmado, o novo presidente da verde-e-rosa anunciou a sua maior contratação: A carnavalesca campeã do carnaval de 2013, Rosa Magalhães, assinará o próximo desfile. Além disso, chiquinho manteve o intérprete Luizito e o mestre sala Rafael. Outra iniciativa foi promover Evelyn Bastos da comunidade para o posto de rainha de bateria no lugar de Gracyanne Barbosa e a volta do coreografo Carlinhos de Jesus para a comissão de frente.
Foto: Filha do escritor e acadêmico Raimundo Magalhães Júnior (que integrou o juri do primeiro desfile das escolas de samba, em 1932) e da autora teatral Lúcia Benedetti.

Formada em Pintura, pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e em Cenografia, pela Escola de Teatro da Uni-Rio, foi também professora de Cenografia e Indumentária na Escola de Belas Artes da UFRJ e da Faculdade de Arquitetura Benett.

Sua participação no carnaval começou com o grupo que ajudou Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues no carnaval de 1971 do Salgueiro, juntamente com Maria Augusta, Lícia Lacerda e Joãosinho Trinta.

Depois desenhou figurinos para a Beija-flor e trabalhou na Portela onde, em dupla com Lícia Lacerda, criou figurinos e alegorias para enredos desenvolvidos por Hiram Araújo.

Em 1982, Rosa e Lícia assumem pela primeira vez um carnaval, no Império Serrano, onde realizaram o famoso enredo campeão daquele ano "Bumbum Praticumbum Prugurundum".

Em 1984, a dupla é responsável pelo carnaval da Imperatriz Leopoldinense. Apesar da grande dificuldade financeira por que passava, a escola consegue se classificar em quatro lugar, empatada com o poderoso Salgueiro que festejava a volta de Arlindo Rodrigues. Por seu trabalho naquele ano, as duas receberiam o Estandarte de Ouro de personalidade. em 1987, ainda juntas, Rosa e Lícia assumem a Estácio de Sá que obtém grande sucesso com seu enredo "Tititi do sapoti".

O ano de 1988 marca o primeiro carnaval exclusivo de Rosa Magalhães, ainda na Estácio, com o enredo "O boi da bode". No ano seguinte, continuando na escola, a carnavalesca apresenta outro enredo de sucesso: "Um, dois, feijão com arroz". De volta ao Salgueiro, dessa vez como carnavalesca, conquista o terceiro lugar (1990) e o vice-campeonato (1991).

De 1992 a 2009 assumiu o carnaval da Imperatriz Leopoldinense onde ajudaria a escola a conquistar cinco de seus oito campeonatos, incluindo o primeiro tri-campeonato da Era Sambódromo (1999, 2000 e 2001). Na Imperatriz Rosa realizaria carnavais inesquecíveis como "Marquês que é marquês do saçarico é freguês" (vice-campeã, 1993), "Catarina de Médicis na corte dos Tupinambôs e Tabajeres" (campeã, 1994), "Mais vale um jegue que me carregue que um camelo que me derrube, lá no Ceará" (campeã, 1995), "Leopoldina, Imperatriz do Brasil" (vice-campeã, 1996), "Quem descobriu o Brasil, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, dois meses depois do carnaval" (campeã, 2000) e "João e Marias" (6º lugar, 2008) entre tantos outros, consagrando-se como a maior campeã do Sambódromo, com cinco títulos conquistados, e uma das mais importantes artistas brasileiras contemporâneas.

Após 18 anos como carnavalesca da Imperatriz. assumiu o carnaval da União da Ilha com a intenção de manter-la no Grupo Especial, o que aconteceu, tendo saído da escola poucas semanas do carnaval2 . Para 2011, assume o carnaval da Vila Isabel3 . Em 2013, Rosa conquista o campeonato do Grupo Especial com a Vila Isabel, que apresentou o enredo "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - água no feijão que chegou mais um..."4

Em 2007 Rosa Magalhães cria o elogiado espetáculo da Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 pelo qual receberia, no ano seguinte, em Nova Iorque, o mais importante prêmio da televisão mundial, o Emmy de melhor figurino. 5

Em 2013 a Carnavalesca conquista mais um título em sua carreira, pela escola de Noel 6 . depois da conturbada saída da Vila, Rosa foi confirmada como carnavalesca da Mangueira em 2014!!!
 Os torcedores mangueirenses estão muito contentes com os anuncios feitos pela nova gestão e aguardam novas informações. Boa sorte à gestão e a Estação Primeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário