quinta-feira, 18 de abril de 2013

Império de casa verde 2014

Depois de protagonizar um dos maiores escândalos do carnaval paulista em 2012 e ficar com a 5ª colocação no carnaval deste ano com um enredo sobre a cura, a Império de Casa Verde divulga um texto se seu enredo para 2014. A caçula do samba levará para a avenida o enredo "Sustentabilidade, construindo um mundo novo" do carnavalesco Alexandre Louzada em seu segundo ano defendendo o pavilhão da agremiação. Confira o texto na íntegra:


Em força e luz explode a imensidão!

Do breu do caos que a ordem se fez, é lançado ao léu o brilho da criação, de onde resplandece a Terra, íris azul nos olhos do universo, a poesia da vida, o verso que fez rimar quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Forças do equilíbrio que ostentam o poder. Eis a balança ancestral que sustenta a inexplicável mágica do viver.

Moléculas que se fundem, química perfeita! Fonte que jorra a vida e atravessa o tempo, fazendo surgir o homem, ser que reina sobre as criaturas com a dádiva do pensamento. Cria que cria, escolhe, decide, presente e futuro, que constrói e destrói, o verso e o reverso, direito e esquerdo, o bem e o mal.

No relógio do tempo, engrenagem da invenção. O progresso alcança e pende a balança, o peso da degradação. O mundo se move, a máquina do homem, fruto da evolução que acelera sem freio, fora do prumo, que corre num trilho sem direção, como quem rasga a tela e borra a aquarela, obra prima da criação.

E assim tingiram-se nossas águas pela escória industrial, inconsequente ganância a escorrer por rios e mares, da civilização, dos esgotos, dos lares. Manchou-se o céu de densas e inimagináveis nuvens tóxicas a denegrir o ar; algoz poluição. Séculos tombaram-se em florestas e outras tantas de pedra ergueram-se em seu lugar. Insuperável humanidade, super-homens querendo apenas avançar num superlativo mundo, sem saber onde chegar.

A natureza cobra a sua ordem e reclama em sua revolta como um brado que transborda, que se aquece e que sufoca, se faz escasso e queagoniza mas não morre. Natureza que nos envia sinais de alerta como a luz no fim do túnel e, por fim, o homem desperta, se redime e reinventa, busca em seu eu a consciência para construir um mundo novo, o amanhã da sua existência.

Trava-se um duelo de titãs, crescer e existir, recomeçar e buscar o progresso aliado ao bem viver. Lado a lado, equilibrado; sustentável leveza do ser. Ser humano é reconhecer que cuidar do mundo é cuidar da nossa casa, de mim e de você, zelar por nossa herança, nosso tesouro. Água, terra, fogo e ar. Não poluir, reciclar, não destruir, não desmatar; colher e plantar conscientemente para ser a semente a brotar e ver o mundo se alimentar. Preservar a esperança, fazer do futuro o nosso presente, um presente que se quer dar.

Hoje o samba abre alas para o mundo novo e seu cantar é um grito de alerta, correto, sensato e humano, que sai do coração como um pensamento puro para alcançar a consciência dos homens.

Abre-se o pano. Descortina-se o futuro de um viver melhor, um carnaval sustentável. O tigre é mais que um guerreiro, é o guardião do planeta azul que traz uma energia limpa, uma alegria ampla de um sorriso branco e franco, na esperança de que a nossa casa seja sempre verde e para todo o sempre, viver!

Alexandre Louzada

Um comentário:

  1. não achei merecido o quinto lugar para a império, até achei que vieram em 2013 melhor que 2012 mas deviam ficar lá perto do sétimo lugar.

    ResponderExcluir