quarta-feira, 9 de abril de 2014

União da Ilha - "Escola do meu coração e de vocês também"

   União da Ilha do Governador, União da Ilha ou simplesmente ilha. Uma escola de samba diferente, que em seus 61 anos conquista os sambistas de todas as gerações.
   Seja nos tempos de Maria Augusta, Paulo Menezes, Jack Vasconcelos, Rosa Magalhães e atualmente Alex de Souza, a escola sempre passou por boas mãos, que não abriam mão do que a escola tem de mais belo: Sua identidade leve, divertida, descontraída. A escola brinca em seus desfiles, seus carnavalescos a preparam com um toque colorido a mais, um variado leque de sensações divertidas que fazem com que as escola insulana sempre seja aguardada, até mesmo nos tempos de acesso.
   E os sambas? É um caso a parte. A agremiação é recheada de grandes sambas que são cantados em muitas rodas de samba, ouvidas em discos, CDs e de qualquer outra maneira. Sambas como "é hoje" foram regravados, caindo de vez nas graças do público. "Domingo", "O amanhã" e como poderemos nos esquecer do "Festa profana"?
   E, para quem acha que no grupo de acesso foi diferente, se engana. O encanto da escola continuou o mesmo, sempre ficando nas primeiras colocações com seus enredos marcantes como "Chega em seu cavalinho azul uma bruxinha boa. A Ilha trouxe do céu Maria Clara Machado". Depois de um enredo sobre as navegações, a escola volta em 2010 mergulhada nos delírios de Dom Quixote e consegue ficar no especial (algo que uma campeã do acesso nao conseguia desde 2005) com gritos de "a união voltou". Mesmo o incêndio do ano seguinte não destruiu a garra da escola, que levou premio como a melhor agremiação.

   Recentemente a escola resolveu abandonar o patrocínio excessivo e depois de um enredo sobre Vinícios de morais com uma plástica invejável no barracão (mas foi comprometida por um samba nao tao bom), a escola se ergue e volta ao desfile das campeãs com um desfile sobre os brinquedos e brincadeiras com uma honrosa 4ª colocação. A escola voltou aos velhos tempos, brincou, levantou poeira, sambou e se divertiu. Agora, o que todos esperamos é que Ney Filardi, Alex de Souza e cia continuem com o belissimo trabalho na tricolor insulana, pois o mais bonito é ver uma identidade sendo preservada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário