segunda-feira, 23 de abril de 2012

Enredos inéditos

Espelho, Hungria, humildade, mãos, tambor, segredos... Hoje a moda é inovação. E quando nos deparamos com enredos diferentes que nos levam a pensar o quanto o samba é versátil, damos de cara com grandes surpresas e nossas expectativas são superadas.
   2008. No anúncio do samba do Salgueiro, confesso que fiquei surpreso e me perguntei se daria certo. E as mãos de Renato Lage consagraram a escola com o título em um carnaval bem acabado, com carros enormes e simplesmente incríveis, principalmente o abre-alas. Em 2010 a mocidade alegre falaria sobre espelhos e com um samba entusiasmante levantou o público e quase levou o bi-campeonato. A escola foi atrás das lendas e dos costumes e inovou em um grande desfile. A Unidos da Tijuca se sagrou campeoníssima num enredo sobre os segredos da humanidade. Com a incrível comissão de frente que trocava de roupa em 5 segundos, com um carro abre-alas que parecia pegar fogo e com nave espacial de onde Michael Jackson saia.
   Em 2012 tivemos em são paulo a Vila Maria trazendo um enredo sobre as mãos (estou terminando de ouvi-lo) e devo admitir que foi uma aposta sensacional. E numa disputa veio a Mancha Verde trazendo dois carros com o desenho parecido num enredo sobre a humildade. A Rosas de Ouro foi a que mais surpreendeu num enredo tímido sobre a Hungria e levou a escola para o vice-campeonato num desfile luxuoso, bem acabado e que supera todas as expectativas de insucesso.
   São esses tipos de enredo que nos deixam cada vez mais curiosos a espera do desfile. Aquela expectativa só para ver como o (a) carnavalesco (a) vai se virar com um tema que nunca foi abordado, como o público reagirá, como os jurados darão as notas...Para 2013 teremos o enredo sobre as novelas (são clemente) e do cavalo mangalarga marchador (beija-flor). Que surpresas estarão guardas para nós?

2 comentários:

  1. E o que vc me diz sobre a Mocidade falando sobre o Rock in Rio e a possibilidade do Salgueiro falar sobre Celebridades? Acho que acabamos de ter desfiles lindos com enredos bacanas (com exceção do iogurte da Porto da Pedra), mas estou muito receoso sobre os enredos que estão chegando por aí. Embora a Portela venha com tudo num enredo homenageando Madureira e os 90 anos de história da escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim... eu havia esquecido desses ai! parece que o ano de 2013 vai ser uma safra muito boa. É a cara da Mocidade fazer um enredo sobre o rock in rio, um evento rico e animado como a agremiação. Já o enredo do salgueiro é ainda uma teoria, eu diria que é diferente. A escola poderia falar sobre a visao das pessoas sobre as celebridades, acho que seria bacana.

      Excluir