terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Análise do samba 2013 - Beija Flor


   A deusa da passarela aposta num enredo sobre a raça de cavalos mangalarga marchador para conquistar o campeonato de 2013 e demonstrar todo o seu luxo.
   O samba da parceria de J.Velloso e cia ganhou e ainda ganha o público não só da escola de Nilópolis. A letra é trabalhada seguindo uma bela ordem cronológica, o que facilita na hora de entender o desfile. Os compositores foram felizes em criar um samba que tem a cara da escola: letra grande, porém fácil de entender e cantar, brincam com as palavras como no trecho "presente de grego/que grande ironia". Os refrões são sem duvida os pontos altos da letra e o som do cavalo no início da faixa foi "tacada de mestre". E como não falar dessa gravação sem dar destaque à Neguinho da Beija-flor? E um destaque grandioso, pois sem duvida o samba cresceu muito ao som de sua poderosa voz que ao longo dos anos marca o sambista. É só ouvir o "olha a beija-flor ai gente!" que o show começa. Não posso me esquecer da interação letra-comunidade quando no final aparece "chegou a hora de gritar é campeão" e no final a comunidade solta esse grito. Simplesmente bem pensado.
   Confira a letra do samba abaixo e o audio clicando aqui:
EU VOU CAVALGAR, PRA ENCONTRAR
A MINHA HISTÓRIA NESSE MUNDO DE MEU DEUS!
VENHO DE LONGE DE UMA ERA MILENAR,
FUI COROADO QUANDO O DIA AMANHECEU!
BRILHA, ESTRELA GUIA… UM VIAJANTE, A SUA SEDE A MATAR!
PRESENTE DE GREGO, QUE GRANDE IRONIA
HERÓI DAS BATALHAS, REAL MONTARIA!
COM ASAS SURGIU DO INFINITO, TÃO CLARO MITO…
A JOIA RARA DE ALAH!
CIGANO… BUSCANDO A PURIFICAÇÃO!
MOSTRANDO ELEGÂNCIA E BRAVURA,
A MINHA AVENTURA SE TORNA CANÇÃO!

É O BONDE QUE VAI, CARRUAGEM QUE VEM…
NA VIAGEM QUE TRÁS, O AMOR DE ALGUÉM!
INDOMÁVEL CORCEL, ALAZÃO DA COROA…
TROFÉU DA NOBREZA, ESTRELA QUE VOA!

AMIGO DO REI, PELA ESTRADA LÁ VAI O BARÃO!
SUL DE MINAS GERAIS, GALOPEI…
A RIQUEZA DA MINERAÇÃO!
CAFÉ ME FEZ MARCHAR… AO RIO DA CORTE A BAILAR!
ACREDITAR… QUE FUI A RAÇA ESCOLHIDA!
SOU UM PURO SANGUE AZUL E BRANCO,
UM ACALANTO… A MAIS SUBLIME CRIAÇÃO!
SOU EU O SEU CAVALO DE BATALHA,
SE A MEMÓRIA NÃO ME FALHA…
CHEGOU A HORA DE GRITAR É CAMPEÃO!

SOU MANGALARGA MARCHADOR!
UM VENCEDOR, MEU LIMITE É O CÉU!
EU VIM BRILHAR COM A BEIJA-FLOR…
VALENTE GUERREIRO, AMIGO FIEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário