sábado, 26 de janeiro de 2013

Revivendo sambas antológicos - 16

Em meio a essa expectativa de corrida contra o tempo, trago para vocês um grande samba da Grande Rio. Se trata do "Na era dos Felipes, o Brasil era espanhol" que contava como era o Brasil na união ibérica. Infelizmente houve um atraso no barracão da escola e as alegorias foram terminadas na concentração momentos antes do desfile. Apesar disso, o samba fez muito sucesso na boca do povo e é considerado um samba antológico. Confira a letra abaixo e o audio clicando aqui:


Viajando no tempo eu vou eu vou
Eu sou a arte e vim brilhar nesta história
Na era dos Felipes o Brasil era espanhol
E lá vou eu
Desfolhando um livro de memórias
Os mensageiros da Coroa Imperial
Comunicam o domínio de Espanha em Portugal
Sangue na terra o seu filho derramou
Em defesa deste chão que a Espanha conquistou

Indo em busca de um tesouro
Procurei o Eldorado (bis)
Numa terra preciosa
Onde o solo é cobiçado
 

Interesses no poder
Aliam-se em busca de um reinado
Em cada crença uma fé
E continua o embate no mercado
(Mas o Índio)
Mas o índio se catequizou
Com braço forte o Maranhão se defendeu
Bahia envolvida nessa guerra
Holandeses nessa terra
Em solo fértil a liberdade então se deu

Imponho sou Grande Rio, amor
Dando um banho de cultura, eu vou (bis)
Pro abraço da galera, me leva
Lindo como o pôr-do-sol eu sou


Um comentário:

  1. Eu amo este samba! SAMbÃO! A Grande Rio precisa d eum samba assim pra ganhar, agora que tem visual pra isso!
    Bela postagem amigo!

    Abraço!
    Feliz Carnaval!

    ResponderExcluir