terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Análise do samba 2013 - Grande Rio


   A Acadêmicos do Grande Rio que falou sobre historias de superação em 2012 vai entrar na avenida defendendo o estado do Rio de Janeiro na briga pelos royalties do petroleo.
   Embora parecer um tema que não dá samba a primeira vista, a escola nos surpreendeu trazendo um samba bem legal de ser cantado. Muitos (até eu inclusive) esperavam um samba politico, confuso, dificil de ser cantado, mas os compositores se mostraram habilidosos com a caneta igualmente no desfile de 2008 que falava do gás natural. A Grande Rio contará com os intérpretes Emerson Dias e Nêgo e não sei se sou só eu mas achei que as vozes dos dois intérpretes são bem parecidas (embora a voz de Nêgo seja mais grave) o que facilitou na entoação da letra que tem como refrão apenas duas frases, mas de grande impacto. Destaco também a imensa força da comunidade de Duque de Caxias, que se destaca em todo o enredo principalmente na parte "É a mensagem tá ai/explorar não é destruir/se faltar vira o caos, não posso deixar/pelo rio eu vou lutar". Sem falar na letra escrita em primeira pessoa dando mais ânimo a quem canta, fazendo com que vivenciamos o enredo (destaco a parte "eu quero um lugar pra viver/segurança e saúde pra dar e vender").
   Confira a letra abaixo e o audio clicando aqui:
VEM, VEM COMIGO CANTAR
HOJE VOU MERGULHAR… PROFUNDO
TEM LÁ NO FUNDO DO MAR
OURO PRA ALIMENTAR O MUNDO
QUE FAZ CRESCER, IMPULSIONAR
O CONHECER, MULTIPLICAR
TÃO LINDO PELA PRÓPRIA NATUREZA
MEU RIO FAZ GERAR TANTA RIQUEZA
COM IGUALDADE SIM
BOM PRA VOCÊ, BOM PRA MIM

UMA ETERNA PAIXÃO DE ENLOUQUECER
MINHA ESCOLA É MEU BEM QUERER
FELICIDADE EM ALTO ASTRAL
É O OURO NEGRO NOSSO CARNAVAL

VOU, JOGAR A REDE E PUXAR
VEM, ME DAR UM BEIJO AMOR
NA PRAÇA OUVINDO O SINO TOCAR
PRESERVAR É DAR VALOR
EU QUERO UM LUGAR PRA VIVER
SEGURANÇA E SAÚDE PRA DAR E VENDER
E ASSIM FESTEJANDO EU VOU
VER A VIDA RENASCER….
É A MENSAGEM TAÍ
EXPLORAR NÃO É DESTRUIR
SE FALTAR VIRA O CÁOS
NÃO POSSO DEIXAR
PELO RIO EU VOU LUTAR

UM GRANDE RIO DE AMOR, SOU EU
VEM CÁ, ME DÁ, O QUE É MEU É MEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário